O governador Ron DeSantis assinou uma lei que exigirá que todos os empregadores do governo e algumas empresas privadas utilizem um sistema eletrônico conhecido como E-Verify, para verificar o status de imigração de novos trabalhadores.
A assinatura foi feita sem alarde e começou a valer na quarta-feira (1). A verificação de status imigratórios de trabalhadores foi uma das principais promessas de campanha do republicano.
DeSantis pediu aos legisladores que exigissem que todos os empregadores da Flórida – públicos e privados – usassem o E-Verify. Mas o texto aprovado não incluiu as empresas privadas que não possuem contratos com um empregador público. Porém, essas companhias terão que manter registros dos seus funcionários por até três anos.
“Dada a alta taxa de desemprego devido ao COVID-19, é mais importante que nunca garantir que os residentes legais da Flórida se beneficiem dos empregos disponíveis “, declarou por e-mail a porta-voz da DeSantis, Helen Ferré.
O E-Verify rastreia informações sobre o potencial empregado de cada empresa e registra em uma planilha conhecida como I-9. Em apenas segundos o sistema emite um comunicado confirmando se o trabalhador está apto a trabalhar legalmente nos Estados Unidos, ou não. (Com informações do Wink News)