Antes de mais nada, é preciso destacar que o Flamengo conquistou seu bicampeonato consecutivo de maneira legítima, alcançando a invejável marca de oito (ou sete) títulos nacionais. A dúvida permanece ao fatídico título de 1987 quando se disputou o Campeonato Brasileiro em dois módulos – Amarelo e Verde -e dois rubro-negros foram declarados campeões: Flamengo e Sport Club do Recife, reconhecido como lídimo campeão pela CBF. O clube carioca, no entanto, alega ter sido o verdadeiro campeão porque seu módulo reuniu os clubes mais poderosos do país enquanto o clube pernambucano jogou com agremiações mais modestas.
Porém, deixando de lado esta polêmica, há que se reverenciar o Flamengo que assumiu a liderança no exato momento da decisão.
Cabe aqui alguma reflexão da diferença entre o título de 2019 e o de 2020. Enquanto a equipe dirigida por Jorge Jesus somou 90 pontos, o time comandado por Rogério Ceni conbtabilizou apenas 71 pontos, um ponto a mais do que o vice-campeão Internacional. Em 2019, Santos e Palmeiras (2º e 3º colocados) fizeram 74 pontos, três a mais do que ocampeão atual.
Assim, o Brasileirão foi decidido com os jogadores flamenguistas acompanhando o final da partida entre Inter e Corinthians para poder soltar o grito de campeão porque haviam sido derrotados no Morumbi pela quarta vez na temporada. Como o Colorado não teve competência de derrotar o Alvinegro paulista, o empate tornou-se insuficiente para superar o Mais Querido e quebrar a escrita de não ser campeão brasileiro desde 1979.
Some-se a isso, a incompetência do Atlético-MG, que disputou apenas o Brasileirão e teve de se contentar com a 3ª colocação, e do São Paulo, que chegou a abrir sete pontos de vantagem sobre osegundo colocado e ficou apenas em 4º lugar.
Para piorar, o futebol brasileiro (e mundial) foi fortemente atingido pela pandemia da covid-19 que afastou os torcedores dos estádios, causou prejuízo às agremiações e contaminou vários atletas e membros das comissões técnicas. Ou seja, o Brasileirão de 2020 não vai figurar entre os melhores da história da competição.
Flamengo é o líder do Ranking Nacional de Clubes 2021 da CBF
O Flamengo é o novo líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF. Na atualização anual feita pela entidade, o Rubro-negro aparece na primeira posição, com 16.678 pontos, tomando o lugar que era do Palmeiras no ano passado. O Alviverde vem na sequência, em segundo lugar, com 16.110 pontos.
O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Campeão do Brasileirão pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo tomou a frente do ranking contra o Palmeiras, que, mesmo em caso de título da Copa do Brasil, não somará os pontos para ultrapassar o Rubro-negro.
No ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições dos clubes e de suas respectivas federações não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos. A divulgação do ranking era fundamental para os critérios de classificação e realização do sorteio da Copa do Brasil 2021, realizadona terça-feira (2).
Entre os times que mais subiram, está o Internacional, que fez uma grande campanha no Brasileirão em 2020. Vice-campeão brasileiro, o Colorado saltou da nona para a quarta posição, que ocupa com 13.310 pontos. Antigo quarto colocado, o Cruzeiro despencou para a 10ª posição após passar o ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e não conquistar o acesso. Outro time que cresceu significativamente foi o Ceará, campeão da Copa do Nordeste. O Vozão estava em 19º em 2020 e passou para a 14ª colocação.
Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF também divulgou na segunda-feira (1) o Ranking de Federações, que classifica as federações estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança do Ranking de Federações, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol.
Top 10 do Ranking Nacional de Clubes
1 – Flamengo (16.768)
2 – Palmeiras (16.110)
3 – Grêmio (15.180)
4 – Internacional (13.310)
5 – Athletico (12.968)
6 – Santos (12.776)
7 – Corinthians (12.032)
8 – São Paulo (11.870)
9 – Atlético-MG (11.789)
10 – Cruzeiro (11.768)
Copa do Brasil terá novo campeão no domingo
O Palmeiras está mais perto do tetracampeonato da Copa do Brasil. Na noite de domingo (28), em partida bem acirrada na Arena do Grêmio, o Verdão balançou as redes com o zagueiro Gustavo Gómez e venceu por 1 a 0 o primeiro duelo da decisão da competição mais democrática do Brasil. As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). O Verdão joga pelo empate para levantar o troféu.
Com mais posse de bola e criando as melhores chances, o Palmeiras foi melhor na etapa inicial e abriu vantagem de um gol sobre o Grêmio antes do intervalo.
A primeira boa oportunidade do Verdão aconteceu aos 25 minutos. Rony cobrou falta buscando o canto direito de Paulo Victor, que voou e defendeu no canto. Mas a bola não demorou a entrar. Na marca dos 31 minutos, Gustavo Gómez subiu mais alto que a defesa gremista e cabeceou firme, na direção do gol. Paulo Victor ainda defendeu, mas espalmou para o fundo das redes.
O Tricolor tentou responder aos 33, quando Alisson arriscou de fora da área e a bola passou rente à trave de Weverton. Mas foi o Verdão que teve outra grande chance antes do intervalo. Na marca dos 45 minutos, Luiz Adriano se livrou da marcação de Paulo Miranda, saiu cara a cara com Paulo Victor mas chutou por cima da meta.
Já no segundo tempo, aos 10 minutos, a equipe paulista desperdiçou outra chance. Veiga deu uma linda caneta em Paulo Miranda e rolou para Rony. O atacante, praticamente embaixo das traves, mandou por cima do travessão. Até que, na marca dos 18 minutos, o Verdão teve uma baixa no time: o zagueiro Luan acertou o braço no rosto de Diego Souza e recebeu o cartão vermelho, deixando o Palmeiras com um jogador a menos.
Em vantagem numérica, só restou ao Tricolor partir para cima. Aos 28, Diego Souza cobrou falta ligeiro, a bola chegou em Ferreira que chutou para defesa de Weverton. Logo depois, na marca dos 34, Churín pegou sobra na área e finalizou. Mas a defesa alviverde afastou o perigo.
No fim, a zaga alviverde conseguiu segurar a onda, não foi vazada e levou boa vantagem para a partida da volta, domingo (7), em São Paulo.
Sorteio define jogos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2021
A Copa do Brasil 2020 nem terminou e a versão da Copa Continental do Brasil 2021 já vai começar. A partir do dia 9 de março, 80 times entram em campo pela competição mais democrática do futebol brasileiro. Na quarta-feira (3), a Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada da primeira fase da competição com dias, horários e local de todas as partidas.
As partidas estão divididas entre os dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de março. As duas primeiras fases da Copa do Brasil serão disputadas em jogo único. Nesta etapa, avança a equipe que conseguir vencer, em caso de empate a classificação será do time visitante. As partidas de ida e volta começam na terceira fase da competição.
O pontapé da edição 2021 será dado no dia 9 de março (terça-feira) com a dupla Ba-Vi. Às 19h15, no Estádio Iliê Vidal, em Rio Brilhante (MS), duelam Águia Negra/MS e Vitória/BA. No mesmo dia, às 21h30, Campinense/PB e Bahia/BA jogam no Estádio Amigão, em Campina Grande (PB).
O dia 17 de março (quarta-feira) terá 14 confrontos, o maior número dentre todas as datas. A partida que fecha a primeira fase da competição é Caldende/MG x Vasco da Gama/RJ, no dia 18 de março (quinta-feira), às 21h30, no Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas (MG).
Vale a pena lembrar que as equipes visitantes que derrotarem os anfitriões por dois gols de vantagem eliminam o jogo de volta e se classificam automaticamente para a 2ª fase da Copa do Brasil.
Veja abaixo todos os 40 jogos da etapa inicial da Copa do Brasil 2021
Copa do Brasil 2021 – 1ª Fase:
9 de março, terça-feira
- 19h15 – Águia Negra/MS x Vitória/BA – Iliê Vidal, Rio Brilhante (MS)
- 21h30 – Campinense/PB x Bahia/BA – Amigão, Campina Grande (PB)
10 de março, quarta-feira
- 15h30 – Madureira/RJ x Paysandu/PA – Aniceto Moscoso, Rio de Janeiro (RJ)
- 15h45 – 4 de Julho/PI x Confiança/SE – Albertão, Teresina (PI)
- 16h – Real Brasília/DF x América/RN – Serra do Lago, Luziânia (GO)
- 18h – Rio Branco/ES x Sampaio Corrêa/MA – Kléber Andrade, Cariacica (ES)
- 18h – Cianorte/PR x Paraná/PR – Albino Turbay, Cianorte (PR)
- 19h15 – Juazeirense/BA x Sport/PE – Adauto Moraes, Juazeiro (BA)
- 21h30 – Moto Club/MA x Botafogo/RJ – Castelão, São Luís (MA)
11 de março, quinta-feira
- 17h – Ypiranga/AP x Santa Cruz/PE – Zerão, Macapá (AP)
- 17h – Uberlândia/MG x Luverdense/MT – Parque do Sabiá, Uberlândia (MG)
- 19h15 – São Raimundo/RR x Cruzeiro/MG – Raimundo Ribeiro, Boa Vista (RR)
- 20h – Gama/DF x Ponte Preta/SP – Serra do Lago, Luziânia (GO)
- 21h30 – Boavista/RJ x Goiás/GO – Elcyr Resende, Saquarema (RJ)
16 de março, terça-feira
- 17h – Murici/AL x Juventude/RS – José Gomes da Costa, Murici (AL)
- 19h15 – Sergipe/SE x Cuiabá/MT – Batistão, Aracaju (SE)
- 20h – Esportivo/RS x Remo/PA – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
- 21h30 – Mirassol/SP x Red Bull Bragantino/SP – José Maria Campos Maia, Mirassol (SP)
17 de março, quarta-feira
- 15h30 – Juventude/MA x Operário/PR – Pinheirão, São Mateus (MA)
- 16h – Picos/PI x Atlético/AC – Helvídio Nunes de Barros, Picos (PI)
- 16h – Goianésia/GO x CRB/AL – Valdeir Oliveira, Goianésia (GO)
- 16h30 – Porto Velho/RO x Ferroviário/CE – Aluízio Ferreira, Porto Velho (RO)
- 16h30 – Nova Mutum/MT x Tombense/MG – Valdir Doilho Wons, Nova Mutum (MT)
- 17h – Atlético/BA x Vila Nova/GO – Arena Cajueiro, Feira de Santana (BA)
- 18h – Retrô/PE x Brusque/SC – a definir
- 19h – Galvez/AC x Atlético/GO – Arena Acreana, Rio Branco (AC)
- 19h15 – Caxias/RS x Fortaleza/CE – Centenário, Caxias do Sul (RS)
- 20h – Rio Branco-VN/ES x ABC/RN – Olímpio Perim, Venda Nova do Imigrante (ES)
- 20h – Guarany/CE x CSA/AL – Junco, Sobral (CE)
- 20h – Palmas/TO x Avaí/SC – Nilton Santos, Palmas (TO)
- 20h – Castanhal/PA x Volta Redonda/RJ – Maximino Porpino, Castanhal (PA)
- 20h – Santa Cruz/RS x Joinville/SC – Estádio dos Plátanos, Santa Cruz do Sul (RS)
- 21h30 – Salgueiro/PE x Corinthians/SP – Cornélio de Barros, Salgueiro (PE)
18 de março, quinta-feira
- 16h – Marília/SP x Criciúma/SC – Bento de Abreu, Marília (SP)
- 17h – Treze/PB x América/MG – Presidente Vargas, Campina Grande (PB)
- 18h – Jaraguá/GO x Manaus/AM – Amintas de Freitas, Jaraguá (GO)
- 18h – Cascavel/PR x Figueirense/SC – Arnaldo Busatto, Cascavel (PR)
- 19h15 – União/MT x Coritiba/PR – Luthero Lopes, Rondonópolis (MT)
- 20h – Penarol/AM x Ypiranga/RS – Arena Amazônia, Manaus (AM)
- 21h30 – Caldense/MG x Vasco da Gama/RJ – Ronaldo Junqueira, Poços de Caldas (MG)
Começam os estaduais 2021
O Brasileirão mal acabou e já começaram os campeonatos estaduais de 2021, que servirão como prepraração para campeonatos mais importantes para as principais equipes, pois elas não tiveram tempo de fazer pré-temporada.
Como destaque, vale comentar a goleada do São Paulo sobre a Internacional de Limeira por 4 a 0 no interior do estado fazendo com que o técnico argentino Hernán Crespo pudesse celebrar sua primeira vitória como treinador do Tricolor paulista na noite de quarta-feira (3).
Ainda no Paulistão, no mesmo dia, o clássico entre Corinthians e Palmeiras terminou empatado em 2 a 2 – com gols de Lucas Lima e Gabriel Silva para o Verdão e de Matheus Vital e Rodrigo Varanda para o Timão – na NeoQuímica Arena. Aliás, pela primeira vez Gabriel Silva e Rodrigo Varanda marcaram gols como jogadores profissionais.
No Cariocão, equipe alternativa do Flamengo estreou com vitória de 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu (gol de Max), enquanto os recém-rebaixados foram mal: Botafogo não saiu de 0 a 0 contra o Boavista e o Vasco da Gama foi derrotado pela Portuguesa carioca, com gol de Dilsinho.
O Gauchão começou com vitórias dos times alternativos do Internacional (1 a 0 sobreo Juventude) e do Grêmio (4 a 1 sobre o Brasil de Pelotas) e o Campeonato Mineiro está mostrando a força do Coelho, com duas vitórias por 1 a 0 do América-MG sobre o Boavista e o Athletic Club, enquantoo Atlético-MG goleoua URT na estreia. Já o calvário do Cruzeiro continua. A Raposa empatou em 1 a 1 com o Uberaba em sua estreia e foi derrotada por 1 a 0 pela Caldense em Belo Horizonte.
Atlético-GO é campeão goiano de 2020!
No duelo entre capital e interior, melhor para o Atlético-GO, que venceu o Goianésia por 5 a 3 nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal neste sábado, conquistando o Campeonato Goiano de 2020. É o segundo título estadual consecutivo do clube, o 15º na história. O atacante Zé Roberto abriu o placar no estádio Antônio Accioly, mas Vanilson deixou tudo igual, ambos os gols no segundo tempo. Nas penalidades, Iran desperdiçou, o Dragão não errou nenhuma e garantiu a taça. Finalista pela primeira vez, o Azulão do Vale bateu na trave no sonho de título.
Este jogo foi realizado no sábado, 27 de fevereiro, e já no domingo (28) foi iniciado o Goianão 2021. Enfim, não poderia haver retrato mais fiel da desorganização do futebol brasileiro. O Atlético-GO disputou a última rodada do Brasileirão 2020 no dia 25 de fevereiro, decidiu o campeonato no sábado, dia 27, e teve de adiar sua estreia contra o Jataiense por conflito de datas.