Antonio Tozzi Esportes

Flamengo é superado pelo Del Valle nos pênaltis e fica com o vice-campeonato da Conmebol Recopa

Rubro-Negro carioca perde três taças em dois meses sob o comando de Vitor Pereira

Pelo jogo de volta da Conmebol Recopa, o Flamengo venceu o Independiente Del Valle por 1 a 0 na noite da terça-feira (28), no Maracanã. Arrascaeta, aos 50 minutos da segunda etapa, marcou o gol que levou a partida para a prorrogação. O placar se manteve o mesmo e a decisão foi para os pênaltis, sendo vencido pelo Del Valle por 5 a 4.  Com o resultado, Rubro-Negro fica com o vice-campeonato da competição.

Com um gol de diferença, a partida foi para prorrogação e permaneceu o mesmo placar. A decisão foi para os pênaltis e o Independiente Del Valle venceu por 5 a 4, se sagrando campeão da Conmebol Recopa.

Os dois parágrafos acima seriam o relato de um jogo normal. Porém, após a derrota na Supercopa do Brasil e a eliminação precoce no Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana era tratada como fundamental para manter a paz no clube. No entanto, o fracasso veio mesmo jogando melhor que o Independiente Del Valle, considerado um rival de menor expressão em relação a Palmeiras e Al Hilal, respectivamente. É hora de mostrar resultados. 

Curiosamente, o Maracanã, que já foi palco de outros grandes protestos, não expressou nenhuma indignação logo após a derrota nos pênaltis. A bronca veio minutos antes do gol de Arrascaeta, que empatou o agregado, com gritos de “time sem vergonha”. Bruno Spindel também foi cobrado, mas algo totalmente circunstancial. 

Os protestos dos torcedores podem acontecer nos próximos dias, mobilizados nas redes sociais. Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, inclusive, já foi hostilizado na web. A torcida rubro-negra entende que grande parte da culpa pelos fracassos é do departamento de futebol, que não teve o planejamento para enfrentar as decisões com um time competitivo. 

O Rubro-Negro ainda tem muito a melhorar, como o excesso dos cruzamentos, 70 no total, sendo 53 errados, na partida desta terça-feira. A equipe de Vítor Pereira até criou boas chances, especialmente no primeiro tempo, mas, conforme o tempo passou, perdeu repertório e acabou se desfigurando e não consegue mais manter a essência do toque de bola que acompanha o Flamengo nos últimos anos. 

O próprio português comentou sobre o momento do clube em entrevista coletiva após a partida. Ao ser perguntado sobre as demissões de técnicos no Flamengo ao longo das temporadas anteriores, Vítor se mostrou tranquilo e confirmou que confia na melhora do elenco. Braz e Spindel, por sua vez, não falaram com a imprensa depois do insucesso no Maracanã. 

No momento, a torcida do Flamengo busca respostas, e o time terá mais um teste importante neste fim de semana, quando enfrentará o Vasco, pelo Campeonato Carioca. Uma derrota no clássico pode significar ainda mais pressão, tanto para Vítor Pereira quanto para a diretoria rubro-negra, que ainda é cobrada por mais reforços para a sequência da temporada.

Por falar nisto, o Rubro-Negro volta a campo no próximo domingo (5) para o Clássico dos Milhões contra o Vasco, às 4:10 pm (horário de Miami), no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo