Antonio Tozzi Esportes

Flamengo e Palmeiras é o principal confronto da Copa do Brasil

Na tarde da quinta-feira (18), na sede da CBF, foi realizado o sorteio que definiu os confrontos da Copa do Brasil, programados para as semanas de 31 de julho e 7 de agosto. A CBF vai determinar as datas exatas que variam de 30 de julho a 1º de agosto para os jogos de ida e de 6 a 8 de agosto para as partidas de volta.

Dois duelos ganharam protagonismo porque dois clubes entre os cinco que investiram bastante na janela de transferência serão eliminados, causando frustração para suas torcidas. O outro clube que realizou um forte investimento foi o Cruzeiro, mas este já havia sido eliminado antes.

A principal surpresa foi quando a garota tirou a bolinha com o nome do Flamengo e na sequência o do Palmeiras. Deste modo, os dois bicho-papões do futebol brasileiro nos últimos anos se enfrentarão precocemente na fase de oitavas de final. Como apenas um deles se classificará, ao derrotado restará concentrar suas forças nas outras competições.

Outro duelo de titãs reunirá Botafogo e Bahia. Ao lado de Palmeiras e Flamengo, os dois clubes investiram bastante nessa janela de transferências para fortalecer suas equipes. Lamentavelmente, apenas um dos times seguirá adiante, enquanto o perdedor precisa voltar sua atenção para os outros campeonatos.

Palmeiras e Botafogo correm um forte risco de ver suas temporadas reduzir-se apenas ao Campeonato Brasileiro, porque ambos terão duelos difíceis na Copa do Brasil e se enfrentam nas semanas seguintes pelas oitavas de final da Copa de Libertadores. Consequentemente, apenas um deles seguirá adiante. No caso hipotético de Palmeiras e Botafogo terem sido eliminados na Copa do Brasil, daria uma enorme frustração à equipe derrotada por ter sido eliminada com bastante antecedência de dois torneios importantes.

São Paulo e Atlético-MG foram os grandes beneficiados pelo sorteio. O Tricolor paulista enfrentará o Goiás que cumpre uma campanha sem brilho na Série B. O confronto abre com a partida em São Paulo e o jogo de volta será realizado em Goiânia. Já o Galo mineiro deu ainda mais sorte, porque joga a primeira em Maceió e decidirá em Belo Horizonte.

Ironicamente, dois clubes que estão lutando para sair da zona de rebaixamento farão um dos confrontos. Corinthians abre o duelo em São Paulo enquanto o Grêmio decide em casa. O Fluminense, lanterna do Brasileirão, duelará com o Juventude, enquanto Red Bull Bragantino e Athletico-PR fazem o duelo dos ascendentes. Por fim, Atlético-GO e Vasco da Gama, que se enfrentaram recentemente, farão o último confronto.

Aqui estão os duelos das oitavas de final da Copa do Brasil, com os times do lado de esquerdo sendo os mandantes no primeiro jogo da série:

  • Flamengo x Palmeiras
  • Atlético-GO x Vasco
  • Athletico-PR x Red Bull Bragantino 
  • São Paulo x Goiás  
  • CRB x Atlético-MG
  • Botafogo x Bahia
  • Corinthians x Grêmio
  • Juventude x Fluminense

Jogo que mostrou um futebol acima do esperado

Tiquinho Soares foi o autor do gol que deu a vitória ao Botafogo no duelo contra o Palmeiras disputado no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (Foto: Assessoria de Comunicação do Botafogo)

Todos falavam sobre o grande duelo reunindo as duas equipes que dividiam a liderança do Brasileirão após 16 rodadas do primeiro turno. Botafogo e Palmeiras tinham 33 pontos, 10 vitórias, mesmo saldo de gols, mas o Fogão liderava a competição por ter marcado dois gols a mais do que o Verdão: 27 contra 25. Agora, o Botafogo assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiros com 36 pontos.

Normalmente, quando se espera uma partida importante, o espetáculo decepciona, porque o que se vê em campo é um jogo truncado, faltoso, com predomínio das defesas sobre os ataques e pouca criatividade. Pois bem, este Botafogo e Palmeiras rompeu essas premissas.

Por jogar em casa, o Alvinegro carioca se lançou à frente e pressionou a equipe visitante. Entretanto, o Alviverde paulista mostrou sua tradicional frieza e não se deixou dominar. Pelo contrário, foi também criando chances, inclusive teve a principal oportunidade de abrir o placar quando o lateral direito Marcos Rocha deixou o centro avante Flaco Lopez sozinho na pequena área. Ele bateu de esquerda, mas o goleiro John operou um verdadeiro milagre, evitando que seu time sofresse o gol.

Aliás, John foi a grande figura da partida e recebeu nota 10. Outro que merece destaque foi o goleiro Weverton do Palmeiras, que não ficou com a nota máxima, porque teve sua meta vazada aos 10 minutos da segunda etapa pelo chute de Tiquinho Soares, após excelente jogada de Luiz Henrique pela direita. O gol do atacante botafoguense acabou definindo o resultado do jogo: 1 a 0 para o Botafogo, na noite de quarta-feira (17) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O duelo entre os técnicos portugueses Artur Braga e Abel Ferreira foi de alto nível. Os dois tinham um desfalque importante no meio de campo. Eduardo, lesionado, não pôde participar da partida e Artur Braga recuou o venezuelano Savarino para compor o meio de campo, deixando na frente o trio de ataque formado por Tiquinho Soares, Luiz Henrique e Junior Santos. Já Abel Ferreira perdeu Richard Rios que ganhou um descanso e manteve Gabriel Menino na formação de seu meio de campo, porque Zé Rafael, embora recuperado da lesão muscular, ainda não estava 100% fisicamente.

Importante lembrar que esse foi o primeiro dos quatro duelos programados para este ano. No dia 14 de agosto, eles voltam a se enfrentar no mesmo estádio. Desta vez, para a primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Uma semana depois, novo encontro entre os dois. Entretanto, a partida será disputada no Allianz Parque, em São Paulo, no jogo de volta da Libertadores. Em novembro, o Allianz Parque será novamente palco de uma partida entre Palmeiras e Botafogo pelo segundo turno do Brasileirão.

Por falar em Brasileirão, o campeonato de 2024 está eletrizante. Todos já apontavam para uma “espanholização” do futebol brasileiro, com predomínio de Palmeiras e Flamengo, como vem ocorrendo nos últimos cinco anos. De fato, ambos continuam fortes, contudo, novas forças estão surgindo no cenário nacional: Botafogo, São Paulo, Cruzeiro, Bahia e Fortaleza, conforme mostra a própria tabela de classificação do Brasileirão.

São Paulo chega ao G4 e afunda Grêmio na zona de rebaixamento

Lucas Moura marcou o único gol da partida, que definiu a vitória do São Paulo sobre o Grêmio no MorumBIS, aos 10 minutos do primeiro tempo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

A vitória de 1 a 0 do Tricolor paulista sobre o Tricolor gaúcho, com gol de Lucas Moura, garantiu a quarta posição para a equipe comandada por Luis Zubeldía.

O placar de 1 a 0 foi predominante na noite de quarta-feira (17), pois o Vasco da Gama derrotou o Atlético-GO em Goiânia pelo mesmo placar, com um gol de David, enquanto o Fortaleza bateu o Vitória com mais folga, ao vencer o Rubro-Negro baiano por 3 a 1, com gols de Breno Lopes, Pochettino e Tinga, enquanto Zé Hugo diminuiu para os baianos.

A 17ª rodada é atípica, pois começou no sábado com duas partidas: Cruzeiro 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, com gols de Matheus Pereira e Gabriel Veron e de Thiago Borbas para a equipe do interior paulista. Este jogo marcou a estreia do goleiro Cássio na meta do time da Toca da Raposa. O outro jogo teve a vitória do Cuiabá sobre o Bahia, em Salvador, com dois gols de Isidro Pitta e um gol de Jean Lucas para o Tricolor de Aço.

Na terça-feira (16), Juventude e Atlético-MG ficaram no empate em 1 a 1, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Junior Alonso abriu o placar para o Galo e Jean Carlo empatou ainda no primeiro tempo. 

Em São Paulo, a Fiel lotou a Neoquímica Arena para ver o Corinthians obter uma vitória sofrida de virada sobre o Criciúma por 2 a 1 (gols de Romero e Cacá para o Timão e de Claudinho para o Tigre catarinense). A noite marcou as estreias da comissão técnica comandada por Ramon Diaz, do goleiro Hugo Souza, que operou uma defesa milagrosa, e do meia Alex Santana.

As partidas entre Internacional e Flamengo, e Fluminense e Athletico-PR foram adiadas porque as equipes do sul do país tiveram compromissos pelos playoffs da Copa Sul Americana.


Internacional perde para Rosario Central no jogo de ida dos playoffs da Copa Sul Americana

Roger Machado troca o comando do Juventude de Caxias do Sul pelo Internacional de Porto Alegre (Foto: Esporte Clube Juventude)

O Internacional surgiu no início do ano como um dos fortes candidatos ao título de campeão brasileiro. A diretoria investiu bastante em contratações, mas, o Colorado não chegou sequer à final do Gauchão, vencido pela sexta vez consecutiva pelo arquirrival Grêmio.

A equipe que desclassificou o Inter do Gauchão foi o Juventude, derrotada na final pelo Imortal. E o Alviverde de Caxias do Sul voltou a eliminar o Internacional na semana passada, depois de uma vitória em Porto Alegre e de um empate na Serra Gaúcha. Desta vez, tirou o Colorado da Copa do Brasil.

Pois bem, a diretoria do Inter se cansou de Roger Machado, que estava castigando-os em todas competições e contratou o ídolo gremista para tentar por ordem na casa como substituto de Eduardo Coudet. Ele deixou a equipe do interior gaúcho junto com sua comissão técnica formada pelo preparador físico Paulo Paixão e pelos auxiliares Adaílton Bolzan e Guilherme Marques rumo ao Beira-Rio.

A “era Roger Machado” começa nou tarde da quinta-feira (18) no Inter. O técnico aceitou a empreitada no Beira-Rio e chega com o objetivo de dar um novo rumo na temporada. Para brigar por títulos, no entanto, precisará trilhar um caminho de conquistar os colorados, erguer o ambiente de um vestiário abatido pelos fracassos e dar um padrão ao grupo outrora badalado.

Sua missão não será nada fácil. No sábado (20), recebe a visita do Botafogo, líder do Brasileirão, e na terça-feira (23) precisará vencer o Rosario Central que derrotou o Inter na Argentina por 1 a 0, com gol do ex-gremista Kampaz. Dureza!

Roger foi substituído no comando do Juventude pelo técnico Jair Ventura, que estava desempregado depois de ter sido demitido do Atlético-GO.

Na quarta-feira (17) à noite, Barcelona de Guayaquil e Red Bull Bragantino ficaram no empate por 1 a 1 no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, em jogo válido pela ida do playoff das oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida foi disputada na noite desta quarta-feira, 17.

Helinho abriu o placar para o Bragantino aos 17 minutos do primeiro tempo, com um lindo gol de fora da área. Corozo respondeu logo depois, aos 30, e empatou para o Barcelona.

Agora, os times voltam a se enfrentar no dia 24 de julho em Bragança Paulista. Quem vencer o duelo se classificará para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em caso de empate, a decisão da vaga será decidida nos pênaltis.

Outras duas equipes brasileiras jogaram suas partidas de ida dos playoffs da Sul Americana fora de casa: Palestino x Cuiabá, em Concepción, no Chile, e Cerro Porteño x Athletico-PR, em Asunción, no Paraguai. As partidas de volta serão disputadas na quinta-feira que vem em Cuiabá e em Curitiba.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version