As previsões apontavam o Flamengo como o favorito à conquista a Copa do Brasil e o favoritismo se confirmou na quarta-feira (19) no Estádio do Maracanã. No entanto, poucos apostavam em uma decisão por pênaltis com final eletrizante.
O Rubro-negro carioca abriu o placar antes dos 15 minutos de jogo com o goleador Pedro, após ter recebido um passe milimétrico de Everton Ribeiro. Este gol fez com que a tática do técnico corintiano Vitor Pereira desmoronasse. Ele havia entrado em campo com 3-5-2, tendo como zagueiros Gil, Balbuena e Fábio Santos, além de segurar os laterais Fagner e Lucas Piton. No meio de campo, os volantes Du Queiroz e Fausto Vera tinham a incumbência de marcar os talentosos meiocampistas flamenguistas, enquanto Renato Augusto ficou encarregado da criação de jogadas para os atacantes Roger Guedes e Yuri Alberto. A tática, porém, não foi eficaz e o time da casa dominou as ações no primeiro tempo, com direito a um gol anulado de Arrascaeta (eleito o craque da Copa do Brasil), após impedimento milimétrico de Gabigol.
Na segunda etapa, o panorama se modificou. Vitor Pereira sacou Piton e colocou Adson em seu lugar. O Alvinegro paulista partir para cima do Flamengo e criou várias chances, inclusive um gol incrivelmente perdido por Roger Guedes na pequena área. Tanto Pereira como Dorival Jr. começaram a mexer em suas equipes, mas o treinador corintiano foi mais feliz nas alterações e Giuliano, um dos substitutos, foi o autor do gol de empate que levou a decisão para a série de penalidades máximas.
O clima no Maracanã ficou tenso, sobretudo quando Filipe Luís abriu a série desperdiçando sua cobrança, defendida por Cássio. Entretanto, o pênalti de Fagner explodiu no travessão e a série terminou em 4 a 4. Nas cobranças alternadas, Maycon e Everton Cebolinha confirmaram suas cobranças, enquanto Mateus Vital pegou embaixo da bola e chutou por cima do arco defendido por Santos e Rodinei bateu com categoria para dar o quarto título da Copa do Brasil ao Flamengo.
Aí a massa rubro-negra extravasou sua alegria no Maracanã lotado. Aliás, a grande decisão da Copa do Brasil 2022 entre Flamengo e Corinthians entrou para a história. A renda de R$ 11.177.332 é a segunda maior de clubes no futebol brasileiro. O público pagante de 61.566 (68.097 presentes) assistiu à conquista do quarto título do Rubro-Negro na competição nacional. Dono disparado da maior média de público na temporada brasileira, o Flamengo agora assume a ponta da lista dos jogos que mais geraram receita no Brasil em 2022 e na história também. O recorde de partida com maior receita segue sendo do Atlético-MG, na final da Libertadores de 2013. Campeão da Libertadores naquele ano, a decisão no Mineirão registrou uma bilheteria de R$ 14.176.146,00.
A conquista da Copa do Brasil contra o Corinthians nesta quarta-feira fez o Flamengo empatar com o Palmeiras no ranking de times com mais títulos nacionais de elite no futebol brasileiro – não estão contabilizadas as taças das Série B, C e D. Os dados são do Espião Estatístico do ge.com.
O Rubro-Negro soma agora 14 títulos (sete do Brasileirão, um da Copa União, quatro da Copa do Brasil e dois da Supercopa do Brasil), mesmo número do Verdão (dez do Brasileirão e quatro da Copa do Brasil).
O Palmeiras, porém, está perto de voltar à liderança isolada. O Verdão tem grande vantagem no Campeonato Brasileiro e deve conquistar o título. Estão somados na lista os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, unificados ao Brasileirão pela CBF em 2010. O Palmeiras, por exemplo, venceu cada um deles duas vezes, o que o coloca como o maior vencedor do Campeonato Brasileirão, com dez.
O Corinthians, derrotado no Maracanã, aparece em terceiro, com 11 títulos (sete do Brasileirão, três da Copa do Brasil e um da Supercopa do Brasil).
O Cruzeiro, recém-promovido novamente à Série A, é o quarto colocado, com dez (quatro do Brasileirão e seis da Copa do Brasil). O Santos fecha o grupo dos cinco maiores campeões nacionais, com nove taças (oito do Brasileirão e uma da Copa do Brasil).
O próximo compromisso dos dois clubes é no sábado (22), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo vai até o Independência enfrentar o América-MG e o Corinthians terá pela frente o Santos, na Vila Belmiro.
LeBron James pode quebrar o recorde de Kareem Abdul-Jabbar e se tornar o maior pontuador da NBA
A temporada 2022-2023 da NBA começou na noite de terça-feira (18), com as partidas entre Philadelphia 76ers e Boston Celtics na Conferência Leste e o clássico da Califórnia reunindo Golden State Warriors e Los Angeles Lakers na Conferência Oeste.
Quatro meses atrás, o Golden State Warriors deu o pontapé inicial em sua dinastia com uma vitória nas finais de seis jogos sobre o Boston Celtics. E enquanto o painel de especialistas da ESPN Sports coloca os atuais campeões entre os candidatos a chegar às finais novamente em 2023, a franquia de Massachusetts não desponta entre as favoritas ao título.
Na Conferência Leste, a principal aposta dos especialistas é o Milwaukee Bucks do craque Giannis Antetokumpo, o Geek Greek, o time que Boston derrubou na épica série de sete jogos da semifinal da Conferência Leste da temporada passada.
Já na Conferência Oeste há mais equilíbrio entre o detentor do título, Golden State Warriors e o Los Angeles Clippers, time que sempre ameaça chegar, mas fica no meio do caminho. Espera-se que nesta temporada o time menos badalado de Los Angeles possa surpreender e vá pelo menos às finais da NBA.
Na Conferência Oeste, o LA Clippers foi uma escolha da moda entre o nosso painel, e com razão. A dupla de elite de Kawhi Leonard e Paul George está saudável e liderando uma das equipes mais fortes da liga.
E quanto à perseguição de LeBron James pelo título de pontuação de todos os tempos? James está 1.325 pontos atrás da marca de Kareem Abdul-Jabbar, então há grande expectativa de que o recorde seja quebrado em algum momento próximo ao segundo tempo da temporada 2022-23. Antesd do início da temporada, Kareem era o recordista da NBA em todos os tempos com 38,387 pontos anotados em sua carreira, enquanto LeBron James anotou 37,062 pontos antes da temporada que se iniciou. Ou seja, temos a possibilidade de ver um feito histórico na principal liga de basquete do planeta.
Na abertura do campeonato, Boston Celtics bateu Philadelphia 76ers por 126 a 117, enquanto Golden State Warriors venceu Los Angeles Lakers pelo placar de 123 a 109. Os times da Flórida estrearam na quarta-feira à noite (19) com Detroit Pistons vencendo Orlando Magic por 113 a 108, e o Miami Heat, que manteve a boa base da temporada passada, estreou em casa sendo derrotado pelo Chicago Bulls por 116 a 108.
Brasil é medalha de prata no Mundial de Vôlei Feminino
Em sua chegada ao Brasil após a conquista da medalha de prata no Mundial feminino de vôlei, o técnico José Roberto Guimarães afirmou que será preciso fortalecer o lado mental das atletas para que o Brasil volte a conquistar uma medalha de ouro. O comandante do time brasileiro ainda deixou claro que a preocupação com o psicológico deve ser tratada como fundamental assim como o lado físico e tático do jogo.
“Uma das coisas principais é o fortalecimento do lado psicológico, do mental. Isso a gente precisa melhorar para as futuras competições para exatamente chegar em uma final e conseguir ganhar uma medalha de ouro”, disse o comandante da seleção.
Zé afirmou que a seleção brasileira precisa passar pelos desafios de jogar contra jogadoras “fora de série” como a italiana Egonu e a sérvia Boskovic. Para o treinador brasileiro, a participação da seleção feminina no Mundial traz aprendizado. Vale lembrar que, neste Mundial, o Brasil venceu duas vezes a Itália de Egonu, mas acabou perdendo na final para a Sérvia de Boskovic. “Elas entenderam muito com essa competição. Principalmente a jogar contra jogadoras que são fora de série, como é o caso da Egonu e da Boskovic. A preparação para enfrentar essas jogadoras no futuro, é que é o crescimento, o aprendizado”.
A preocupação de Zé Roberto em se preparar psicologicamente para conquistar o ouro não passa só pelo Mundial de 2022. Desde 2017, quando conquistou o Grand Prix de vôlei, o Brasil não sobe ao lugar mais alto do pódio. Depois dessa conquista foram seis medalhas de prata, incluindo uma Copa dos Campeões, três Liga das Nações (competição que substituiu o Grand Prix), a prata olímpica em Tóquio e o Campeonato Mundial de 2022.
Karim Benzema vence a Bola de Ouro pela primeira vez
Atacante do Real Madrid traça como principal meta vencer o torneio no Catar com a França, o único título que ele ainda não tem em sua galeria de troféus. A estreia dos Les Bleus na fase de grupos será no dia 22 de novembro, contra a Austrália
O próximo objetivo de Karim Benzema é conquistar a Copa do Mundo de 2022, após ter conquistado a Bola de Ouro 2022, da revista France Football. “Como sempre digo, tenho ambição. Nunca ganhei a Copa do Mundo com a França. Coisas como essa ainda me falta cumprir. É um objetivo. Tenho muita ambição e confiança em mim mesmo. Ir à Copa, fazer todo o possível para ganhá-la é o meu objetivo agora mesmo”, declarou Benzema, em coletiva após o evento no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Após quase seis anos afastado da seleção, Benzema voltou a defender a França em junho de 2021, na Eurocopa. A equipe foi eliminada nas oitavas de final, pela Suíça (nos pênaltis), e o atacante se despediu do torneio com quatro gols marcados.
Poucos meses depois, ele seria fundamental para a conquista do título da Liga das Nações 2021/22, ao fazer um gol contra a Bélgica, na semifinal (vitória por 3 a 2), e na decisão contra a Espanha (2 a 1). Benzema tem ao todo 97 jogos e 37 gols pela seleção francesa.
“Sempre tive a Bola de Ouro na minha cabeça. Ambição é trabalhar mais, ser mais decisivo. Disse a mim mesmo que poderia ser um líder do Real Madrid, o melhor clube do mundo. Passei momentos difíceis, principalmente quando estava só treinando e meus companheiros estavam com a seleção e eu não podia estar”, desabafou Benzema.
Gonzalo Higuaín se despede do futebol na MLS
O atacante argentino Gonzalo Higuaín marcou história no futebol mundial. E ele deixou os gramados bem perto de nós. Afinal, atuava pelo Inter Miami, time eliminado no segundo playoff da MLS (Major League Soccer). A equipe foi derrotada pelo New York City e deixou a competição de forma prematura. Nesse sentido, o atacante argentino se emocionou ao relembrar todos os grandes momentos que vivenciou ao praticar o esporte que tanto ama e obter sucesso no futebol europeu.
“Chegou o dia de me despedir do futebol, profissão que me deu tanto e me sinto privilegiada por tê-la vivido com seus bons e não tão bons momentos”, disse o atacante argentino.
Apesar da eliminação, Higuaín ajudou o Inter de Miami a ter a melhor campanha de sua curta história. A equipe gerida pelo ex-jogador David Beckham começa a galgar novos caminhos no futebol norte-americano e a busca crescimento no cenário nacional.
Com o anúncio emocionado, o argentino pendura as chuteiras com números marcantes. Dessa forma, foram 366 gols e 127 assistências em seus 785 jogos como jogador profissional.
O ex-jogador do Real Madrid, de 34 anos, ergueu 14 troféus ao longo da carreira e passou por clubes como River Plate, Real Madrid, Napoli, Juventus, Milan, Chelsea, Inter Miami e Seleção Argentina.
Revelado pelo River Plate, o atacante chegou ao futebol espanhol em 2007 com um salário de cerca de 1,75 milhão de euros por temporada. Com boas atuações elevou seu patamar para 3,5 milhões em 2010-11. Em sete temporadas com a camisa merengue, conquistou três La Ligas, três Supercopa da Espanha e uma Copa do Rei. Ao se transferir para o futebol italiano, ergueu os troféus da Copa da Itália e da Supercopa pelo Napoli. Anos depois, foi tricampeão do Calcio e colecionou títulos em uma das grandes fases da Juventus.
Por fim, restava disputar o campeonato mais disputado do mundo: a Premier League. Foi quando chegou ao Chelsea e conquistou a Liga Europa na temporada 2018-19. Com a camisa da Seleção Argentina disputou 75 jogos e estufou a rede em 31 oportunidades.
Na carreira, disputou três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018) e seu último jogo pela seleção albiceleste foi diante da Nigéria, no Mundial da Rússia.