Fãs de cinema brasileiro que vivam ou estejam por New York nas duas primeiras semanas de outubro já têm programa garantido. O longa “Aquarius”, dirigido por Kleber Mendonca Filho e estrelado por Sonia Braga, foi selecionado para ser exibido no New York Film Festival, que acontece em Manhattan de 30 de setembro a 16 de outubro.
O filme conta a história de Clara, que mora de frente para o mar no Aquarius, último prédio de estilo antigo da praia de Boa Viagem, no Recife. Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que quer demolir o prédio e dar lugar a um novo empreendimento.
O longa chega a NY após bem-sucedida estreia no Festival de Cannes e de receber o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Sydney. Conseguir uma vaga na seleção do festival nova-iorquino significa entrar no mercado americano pela principal porta para filmes de grande prestígio internacional.
“Aquarius” vem sendo bastante elogiado pela critica e há quem aposta que o longa tem boas chances de concorrer a um Oscar de Melhor Filme. Quem diz isso é o crítico Nigel M. Smith, do respeitado jornal britânico “The Guardian”. Apesar de o maior prêmio do cinema americano ainda estar longe de acontecer (a cerimônia deve ocorrer em janeiro ou fevereiro de 2017), o crítico colocou o longa como uma de suas apostas para os concorrer ao troféu do ano que vem—e não na categoria de filme estrangeiro, mas na principal, de melhor filme. Segundo o jornalista, o longa que estreou no Festival de Cannes merece a indicação.
“Aquarius” tem estreia, em circuito independente, nos EUA prevista para 21 de outubro.