As fianças estabelecidas por juízes de Imigração para que os acusados de violações imigratórias respondam aos processos em liberdade estão cada vez mais caras. De acordo com levantamento da Syracuse University, a média nacional de preços das fianças é de $8 mil. Na Flórida esses valores chegam a $10 mil e no Arizona a $12 mil.
Para se ter uma ideia, em 2006 a média era de $50. O levantamento foi feito entre 2006 e junho de 2019.
Em muitos casos, o imigrante tem que pagar o valor total estipulado e não apenas 10%, o que dificulta ainda mais.
O alto preço de responder processos imigratórios em liberdade faz com que muitos imigrantes optem pela deportação. “Se a família de uma pessoa presa não consegue pagar a fiança fixada pelo juiz, ela prefere ser removida do País a ficar presa”, comentar a advogada de imigração Ayensa Millan, de Phoenix, no Arizona.
A advogada afirma que se a fiança for fixada pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) é muito mais cara, podendo chegar a $60 mil.
Imigrantes sem passagem pela polícia tendem a pagar menos ou até mesmo serem soltos sem pagamento de taxas ao governo. “O que vemos na administração atual é que aumentou em muito o valor para responder a um processo em liberdade”. (Com informações da rádio Ktar News)