Estados Unidos

Federal Reserve aumenta novamente taxas de juros com objetivo de conter inflação nos EUA

A ação marca a décima reunião consecutiva, desde 2018, em que o Fed decide pela elevação de custos dos empréstimos, com taxa de referência entre 5 e 5,25%

Em mais uma ação para conter a inflação nos EUA, o Federal Reserve tomou a decisão de aumentar as taxas de juros em mais um quarto de ponto percentual na quarta-feira (3). A ação marca a décima reunião consecutiva, desde 2018, em que o Fed decide pela elevação de custos dos empréstimos, com taxa de referência entre 5 e 5,25%. O percentual está dentro da faixa de taxas que os formuladores de políticas do Fed haviam previsto em março.

Embora a inflação tenha diminuído desde o verão passado, ela ainda é significativamente mais alta do que a meta de 2% do Banco Central. Segundo dados divulgados pela NPR, os preços em março subiram 4,2% em relação ao ano anterior, de acordo com a medida de inflação preferida do Fed. A taxa de inflação “core”, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, foi de 4,6%.

No entanto, com a desaceleração do crescimento econômico e os sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho, especialistas especulam que este pode ser o aumento final das taxas do Fed no futuro próximo. Críticos da estratégia do Banco Central de conter a inflação desacelerando a economia alertam que aumentos adicionais nas taxas de juros podem ser um exagero, especialmente se ocorrerem ao custo de sacrificar empregos no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version