O U.S. Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso emergencial de vacinas da Pfizer para menores com idades entre 12 e 15 anos. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (10).
Essa é a primeira vez que a vacina contra a covid-19 é autorizada para adolescentes com menos de 16 anos nos EUA. As vacinas da Moderna e Johnson & Johnson são permitidas apenas para maiores de 18 anos.
Para conceder a autorização, o FDA utilizou testes realizados pela farmacêutica Pfizer, que mostraram eficácia de 100% nesta faixa etária.
A vacinação para esta idade só deve começar depois que o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recomendar o uso do imunizante. O CDC vai se reunir na quarta-feira (12) para deliberar sobre o assunto.
Cerca de 17 milhões de pessoas nesta faixa-etária vivem nos EUA. Essa expansão significa que 85% das pessoas são elegíveis para receber a vacina no País.
Os estudos para expandir a vacinação para crianças menores de 12 anos estão em andamento e não deve haver uma decisão até pelo menos setembro.