Familiares de pessoas que morreram em decorrência da covid-19 nos EUA podem solicitar reembolso dos gastos funerários ao governo federal.
O recurso será repassado pela Federal Emergency Management Agency (FEMA) e vai transferir até $9 mil por funeral e até $35 mil para famílias que perderam vários membros.
A verba faz parte do pacote de resgate econômico no valor de $900 bilhões aprovado pelo Congresso em dezembro de 2020. Desde total, $2 bilhões foram reservados para apoiar familiares das vítimas fatais do coronavirus.
A FEMA começará a aceitar inscrições na próxima segunda-feira,12 de abril, somente pelos telefones (844) 684-6333 ou (800) 462-7585, de segunda a sexta, das 8 a.m. às 8 p.m. ET. Não serão aceitos pedidos feitos on-line.
Podem se candidatar todas as pessoas legalizadas no país que sofreram a perda após o dia 20 de janeiro de 2020. Na certidão de óbito deve constar a causa da morte “covid-19”. A relação de documentos a ser apresentados está disponível em português aqui.
O programa reembolsa custos relacionados à seguintes despesas:
- Transporte para até duas pessoas para identificação do falecido
- Transferência de restos mortais
- Aquisição de caixão ou urna
- Cemitério ou nicho de cremação
- Lápide
- Serviços do clero e organização da cerimônia fúnebre
- Uso de equipamentos ou funcionários da casa funerária
- Custos de cremação ou enterro
O estado da Flórida terminou 2020 com um total de 21.990 mortes relacionadas à covid-19. Em todo o país o número ultrapassou os 340 mil no final do ano passado.