Uma mulher, sua mãe e seu filho pequeno, todos cidadãos americanos, foram detidos em Milwaukee após serem ouvidos falando espanhol em uma loja de departamentos, segundo denúncia da família ao programa de notícias Telemundo Puerto Rico. Eles foram levados para um centro de detenção e não puderam se comunicar com os agentes até a chegada ao local.
Um familiar da mulher detida contou ao programa Entérate que eles tentaram explicar, em inglês, que eram cidadãos dos EUA nascidos em Porto Rico, mas só após apresentarem documentos oficiais os agentes teriam se desculpado e liberado a família.
O grupo de defesa de direitos hispânicos Forward Latino afirmou que já confirmou três casos de operações do ICE em Wisconsin, mas não ficou claro qual agência teria realizado esta detenção. O ICE negou envolvimento no caso, e outras autoridades federais, incluindo o FBI e a DEA, não se manifestaram até o momento.
A família precisou pagar pelo próprio transporte de volta para casa após a liberação. O caso reacende preocupações sobre a discriminação contra falantes de espanhol nos EUA e erros em ações de fiscalização migratória.