Desde as eleições de novembro passado que os parlamentares de todos os cargos eletivos nos Estados Unidos têm recebido uma enxurrada de ligações, emails e cartas da sua base eleitoral. A quantidade pode aumentar ainda mais agora, com o contato do parlamentar representante do seu distrito ou estado disponível no Facebook. A ferramenta, chamada de Town Hall, ainda está em testes, mas já pode ser acessada no endereço facebook.com/townhall, ou pelo menu do app do Facebook para telefone.
“Construir uma comunidade civicamente engajada significa construir novas ferramentas para as pessoas engajarem-se de maneira inspirada e informativa”, disse o diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, em um post publicado na segunda-feira (27). “O ponto de partida é conhecer os seus representantes e saber como você pode fazer a sua voz ser ouvida nas decisões que afetam a sua vida”.
Depois que o usuário envia o seu endereço – que o Facebook avisa que usará apenas para as ferramentas cívicas, e não para fins publicitários – o Town Hall traz informações sobre os representantes eleitos do usuário. Os dados vêm de um sistema chamado Cicero, que registra tudo, desde quais senadores representam o usuário até qual o vereador da sua área. Em alguns casos, mostra até mesmo quem é o procurador-geral do estado.
A ferramenta proporciona em seguida que o usuário contacte diretamente o parlamentar que o representa com apenas um clique, seja ligando para o número listado na página oficial do político (se estiver usando o app de celular), mandando um email ou mensagem pelo próprio Facebook.
O recurso de contactar os políticos também vai estar disponível no feed de notícias, segundo o Facebook. Quando você curtir ou comentar em um post feito por um político eleito que esteja seguindo, terá a opção de contatá-lo diretamente. E ainda poderá informar a outros usuários que o contactou.