Ataques aéreos israelenses no Líbano mataram pelo menos sete comandantes e autoridades de alto escalão do Hezbollah nas últimas semanas, incluindo o chefe do grupo militante, Hassan Nasrallah, assassinado em um ataque em seu quartel-general subterrâneo em Beirute na sexta-feira (27).
Os ataques desferiram o golpe mais significativo no grupo militante apoiado pelo Irã desde sua formação no início dos anos 1980.
O Hezbollah disse que escolherá um novo chefe em breve. Enquanto busca se recuperar da carnificina, aqui está uma olhada em alguns dos líderes do grupo que foram mortos – e quem permanece.
Israel matou vários dos principais líderes do Hezbollah em rápida sucessão.
Quem eles eram e quando foram mortos
30 de junho de 2024
Fu’ad Shukr
Como oficial militar mais graduado do Hezbollah e membro do conselho da jihad, Shukr era considerado o braço direito de Nasrallah. Antes de sua morte, o governo dos EUA havia pago uma recompensa de $5 milhões por informações sobre ele e seu paradeiro. Ele foi morto em um ataque de drone nos subúrbios do sul de Beirute.
20 de setembro de 2024
Ibrahim Aqil
Aqil foi o principal comandante e fundador da Força Radwan de elite do Hezbollah. Ele tinha uma recompensa de $7 milhões por sua cabeça dos EUA por suspeita de envolvimento no ataque de 1983 à embaixada dos EUA em Beirute e no bombardeio do quartel da Marinha da cidade. Ele foi assassinado com vários outros comandantes em um prédio residencial no bairro de Dahiyeh, no sul de Beirute.
Ahmad Wehbe
Wehbe era o comandante sênior da Força Radwan de elite do Hezbollah. Ele foi morto ao lado de Aqil no distrito de Dahiyeh, em Beirute.
25 de setembro de 2024
Ibrahim Kobeissi
Kobeissi liderou a unidade de mísseis do Hezbollah. Ele foi morto por um ataque aéreo nos subúrbios do sul de Beirute.
26 de setembro de 2024
Mohammad Surour
Surour era o chefe da recém-criada unidade de drones do Hezbollah e supervisionou os ataques de drones e mísseis de cruzeiro do grupo contra Israel a partir do Líbano. Ele foi morto em um ataque em Beirute.
27 de setembro de 2024
Hassan Nasrallah
Nasrallah tornou-se líder do Hezbollah em 1992, depois que seu antecessor, Abbas Musawi, foi morto por um ataque de helicóptero israelense. Ele supervisionou a transformação do partido em uma poderosa força política no Líbano durante seu mandato. Ele foi morto por um ataque aéreo israelense contra a sede subterrânea do grupo no sul de Beirute, onde 20 membros do Hezbollah também estavam presentes.
29 de setembro de 2024
Nabil Qaouk
Qaouk serviu como comandante da Unidade de Segurança Preventiva do Hezbollah e como membro do conselho central do Hezbollah. Ele foi designado terrorista global pelos EUA em outubro de 2020 e sancionado. Ele foi morto em um ataque israelense à área de Chyah, nos arredores de Beirute.
Quem permanece na liderança do Hezbollah e caçados pelos militares israelenses
Naim Qassim
Qassim é o vice-secretário-geral do Hezbollah e atualmente é o funcionário de mais alto escalão do grupo.
Hashem Safieddine
Como chefe do conselho executivo do Hezbollah, Safieddine é um provável herdeiro de Nasrallah.
Ibrahim Amin Al-Sayyed
Al-Sayyed é chefe do conselho político do grupo.
Mohammed Raad
Raad é o chefe do bloco do Hezbollah no parlamento libanês.