Durante a gestação é o momento em que os pais começam a se preocupar com possíveis doenças genéticas que o bebê possa desenvolver no futuro. Mesmo quando os pais não tem informações sobre casos de doenças graves na família não significa que o filho não vá apresentar algum problema quando crescer. É nesse momento que os testes genéticos podem ser de grande ajuda para planejar a gravidez.
A clinica de saúde da mulher – Levin’s Women’s Health – em North Miami Beach oferece o teste prenatal que calcula os riscos de possíveis problemas com os cromossomos do bebê, o que gera uma estatística com a probilidade da criança nascer com Síndrome de Down, por exemplo. Os testes podem ser feitos a partir da décima semana de gestação.
Todos os testes, inclusive o sexo do bebê, agora podem ser feitos usando apenas uma amostra de sangue da mãe. A novidade é oferecida em poucas clínicas no sul da Flórida. A amostra de sangue determina os riscos do feto desenvolver ou carregar condições genéticas passadas de geraçao para geração.
O testes podem ser feitos em gestações de um ou mais fetos, e também para bebês gerados em laboratórios.
A diferença entre os métodos antigos e os novos testes, explica o ginecologista André Levin, é que anteriormente era necessário coletar uma amostra do líquido amniótico o que gerava riscos ao bebê. “Era uma pequena cirurgia e sempre há riscos em procedimentos como esse. Agora as coisas mudaram, oferecemos um método mais simples e sem nenhum risco para mãe ou feto”, esclarece o médico.
A clinica Levin’s Women’s Health está localizada em North Miami Beach (12550 Biscayne Blvd. Suite 604 – (305) 981-0231).