Uma criança morreu após ser diagnosticada com sarampo no Texas. Esta é a segunda morte registrada entre crianças nos Estados Unidos neste ano. O outro caso ocorreu em fevereiro, no Novo México. Ambas as vítimas não haviam sido vacinadas.
Até sexta-feira (3), o número de casos da doença no país chegava a 569, registrados nos estados do Texas, Novo México, Oklahoma e possivelmente Kansas. A maioria dos casos é de pessoas não vacinadas, e especialistas afirmam que os números podem ser ainda maiores, já que muitos episódios não são oficialmente notificados.
No Texas, foram registrados 481 casos associados ao surto de sarampo, sendo 70% entre crianças e adolescentes — quase todos não imunizados. O Novo México contabilizou 54 casos, o Kansas 24 e Oklahoma, 10.
Como a doença tem afetado principalmente menores de idade, há a preocupação com o aumento do número de internações, especialmente entre os mais jovens, mais suscetíveis a complicações.
O senador Bill Cassidy, que também é médico, alertou as autoridades de saúde no domingo: todos devem ser vacinados, pois não há tratamento específico para o sarampo. O crescimento da doença no país está ligado à decisão de muitos pais de não vacinarem seus filhos.