Os Estados Unidos registraram em setembro a maior baixa nas vendas de imóveis dos últimos 14 anos, de acordo com dados da Associação Nacional de Agentes Imobiliários. A queda foi de 1% em comparação com agosto, 3,5% em comparação ao ano anterior e a maior registrada desde outubro de 2010.
Segundo economistas, essa diminuição nas vendas se deve aos preços dos imóveis, que estão nas alturas e dos juros que, apesar de mais baixos, ainda não são considerados atrativos para compradores.
“As vendas estão lentas, pois os preços dos imóveis permanecem elevados”, disse o economista Fan-Yu Kuo, economista sênior da NAHB. “No entanto, esperamos aumento da atividade no mercado nos próximos meses, à medida que as taxas de mortgage estão mais baixas. O estoque maior de casas e apartamentos disponíveis deve ajudar na redução dos preços e aumentar a acessibilidade daqueles que sonham em comprar a casa própria”.
A economista Lisa Sturtevant explica que a oferta de imóveis no mercado ainda está baixa, menor do que antes da pandemia, e isso impulsiona os preços. “Mas acredito que, com uma oferta de imóveis maior no mercado e juros mais baixos, o mercado vai estar mais aquecido nesses últimos meses de 2024”.
A média nacional de preços de casas foi de $404.500 em setembro. Os juros para financiar a casa própria estão em 6,44%, maior que o registrado em setembro, que era de 6,04%. (Com informações da Reuters)