Quatro estudantes do Ensino Médio da Escola SESI de Itu foram selecionados para representar o Brasil na RoboCup Junior Américas Super-Regional, que ocorrerá de 25 a 29 de abril em Mercersburg, na Pensilvânia. A competição, promovida pela RoboCup Federation, reúne equipes de todo o continente em ligas como Soccer, Rescue Maze, Rescue Simulation, Rescue Line e OnStage.
As alunas Julia Ariadne Pereira de Moura, Maria Clara Martins Ferreira e Larissa Nogueira Rodrigues, todas de 17 anos, conquistaram a categoria Virtual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2024 – enquanto Vinícius Almeida de Carvalho, de 15 anos, já participou da categoria OnStage da RoboCup Junior Américas Super-Regional. Juntos eles formam a equipe Scooby-Itu, coordenada pelo técnico Antoni Dalmatti Alves de Lima Frigério, que ressaltou a importância da robótica na formação dos alunos
“Nossos alunos aprendem a programar, resolver problemas e utilizar tecnologias que já fazem parte da vida moderna”, reforçou.
A preparação para o torneio envolve intensa carga teórica e prática, abordando programação, eletrônica, mecânica e resolução de problemas. Os estudantes também treinam habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, empatia e comunicação.
Para Larissa, a competição é uma grande oportunidade para o grupo, mas também contribui para incentivar outros alunos a participarem dos projetos da escola. Maria Clara concorda com o caráter motivador da competição inernacional.
“Participamos dos torneios para aprender e trocar conhecimentos, mas acima de tudo, para mostrar que, com trabalho e inovação, podemos alcançar grandes conquistas”, ressaltou.