É fato que o sistema de educação e o ingresso em uma boa universidade nos Estados Unidos representam um desafio, especialmente para os estudantes imigrantes. Mas os filhos de famílias brasileiras que vivem no Condado de Orange, na região de Orlando, agora poderão contar, gratuitamente, com um apoio em toda a jornada da High School, incluindo assistência no processo de aplicação para o ensino superior, mentoria personalizada e desenvolvimento profissional. Trata-se da Impacto Acadêmico Leadership Scholarship, uma iniciativa que certamente ajudará aos jovens membros da nossa comunidade a aproveitar todas as oportunidades que o mecanismo educacional oferece.
“Esta bolsa é uma resposta à complexidade e competitividade do processo de admissão em universidades americanas, proporcionando orientação personalizada e uma abordagem estruturada desde os primeiros anos de High School até o envio das aplicações”, ressaltou Patrícia Teixeira, da consultoria educacional Impacto Acadêmico. Ela lembra que muitas famílias brasileiras têm perdido oportunidades preciosas de admissão para seus filhos em renomadas universidades americanas por dificuldade de adaptação a essa nova realidade e falta de conhecimento do sistema, que abrange não apenas os aspectos acadêmicos, mas principalmente as atividades extraclasse e experiências relevantes. Tanto que estão no escopo desse suporte customizado o assessoramento de ideias para projetos especiais e elaboração de dissertações (os chamados essays), preparação para as entrevistas com recrutadores e orientação de carreira.
Com a parceria estratégia do Condado de Orange, a Impacto Acadêmico Leadership Scholarship vai agraciar estudantes das escolas da região (que inclui cidades com grande presença da nossa comunidade, como Lake Buena Vista, Ocoee, Orlando, Windermere, Winter Garden e Winter Park, por exemplo). As inscrições poderão ser feitas até 30 de janeiro de 2025 e os candidatos precisam, além de serem brasileiros ou filhos de brasileiros, atender a três requisitos: 1) GPA (a média de todas as notas) de pelo menos 3.8; 2) Sem aulas no programa ESOL (para estrangeiros); e 3) Apresentação de um vídeo de um minuto sobre por que deseja participar do programa.
Daniela Campos, também sócia da Impacto Acadêmico, enfatiza que “a educação é a chave para o sucesso e todos buscamos oferecer melhores perspectivas para nossos filhos”. Daí a necessidade de que os estudantes brasileiros estejam bem-preparados para cada fase do processo. Nesse sentido, a empresa já transformou a experiência educacional para mais de 500 clientes atendidos, em 18 estados americanos.
Para mais informações sobre a Impacto Acadêmico Leadership Scholarship, visite o site www.impactoacademico.com ou acesse o Instagram @impactoacademico.