Em um mês da operação Coiote, deflagrada em junho, governo prendeu 192 traficantes
DA REDAÇÃO COM EXAME – No primeiro mês da Operação Coiote, o ICE (Polícia de Imigração) prendeu 192 ‘coiotes’ – traficantes que trazem imigrantes ilegais para os Estados Unidos. Além disso, as autoridades apreenderam $625 mil de 288 contas bancárias de organizações de trafico de drogas e de pessoas. Ao todo, 501 imigrantes indocumentados viajavam com os traficantes e também foram presos.
Os números foram divulgados pelo secretário de Segurança Nacional (DHS), Jeh Johnson na terça-feira (22). O ICE) e a unidade de pesquisas de Segurança Nacional (HSI) lançaram a operação em 23 de junho e vai durar 90 dias.
O alvo da operação é o combate ao tráfico de pessoas na região de Rio Grande (Texas), por onde milhares de crianças, adolescentes e mães levando seus filhos menores têm entrado todos os dias vindos de países da América Central. Nos últimos dez meses, a entrada de crianças indocumentadas por aquele área da fronteira chegou a quase 60 mil. Se os números continuarem subindo o governo teme que a chegada dos menores indocumentados supere os 150 mil até o mesmo período de 2015.
Johnson foi bem claro quando enfatizou que o governo não vai permitir que os indocumentados continuem a cruzar a fronteira. “Nossas fronteiras não estão abertas para a imigração ilegal e, se vêm da América Central, da Guatemala, Honduras ou El Salvador, vamos mandá-los de volta”, afirmou.
O secretário afirmou que estão sendo estudadas vias para acelerar os processos de deportação. E os esforços já estariam mostrando resultados. O tempo das repatriações de adultos que vêm com crianças caiu de 33 para 4 dias. Desde o dia 14 de julho, o governo tem enviado entre seis a 10 voos diários para os países da América Central, levando os indocumentados de volta para seus países de origem.
Outra prova de que o trabalho estaria dando certo é que durante as últimas semanas o governo constatou uma queda na detenção de imigrantes irregulares e de menores desacompnhados. Nas duas primeiras semanas deste mês, a apreensão de menores imigrantes indocumentados na zona do vale do Rio Grande caiu da média diária de 355 (registrada em junho) para 150.