Brasil Estados Unidos Manchete

Estados Unidos apontam barreiras comerciais e acusam Brasil de protecionismo

A publicação divulgada na segunda-feira (31) também traz informações sobre políticas de importação adotadas por outros 46 países

Entre os itens brasileiros citados no relatório estão o etanol, a cachaça e os produtos eletrônicos (Foto: Simplus Menegati/Wikimedia)
Entre os itens brasileiros citados no relatório estão o etanol, a cachaça e os produtos eletrônicos (Foto: Simplus Menegati/Wikimedia)

O Relatório de Estimativa Comercial Nacional sobre Barreiras ao Comércio Exterior (NTE), elaborado pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), aponta oito obstáculos como os principais nas relações comerciais com o Brasil: acordos comerciais, políticas de importação, barreiras não tarifárias, compras governamentais, propriedade intelectual, comércio digital, barreiras a serviços, além de técnicas e sanitárias.

Divulgado na segunda-feira (31), o relatório traz informações sobre barreiras ao comércio e destaca políticas consideradas protecionistas, que prejudicariam os exportadores americanos. O documento apresenta dados de 47 países e da União Europeia, considerada como um único bloco, e é usado como justificativa para os aumentos de tarifas de importação. Entre os produtos brasileiros citados estão o etanol, a cachaça e os produtos eletrônicos.

A publicação também detalha aspectos como a preferência do governo pela compra de produtos de empresas brasileiras nos setores de saúde e defesa, além da exigência de transferência de tecnologia e produção local para contratos superiores a US$ 50 milhões. Temas como pirataria, atraso no registro de patentes e cotas para conteúdo audiovisual nacional também constam no relatório.

O embaixador e representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, defendeu a política do presidente Donald Trump e afirmou que existem barreiras externas abrangentes prejudiciais enfrentadas pelos americanos. Em uma nota divulgada pela Casa Branca, ele afirmou que o governo está trabalhando para restaurar a justiça e colocar as empresas e trabalhadores do país em primeiro lugar no mercado global.

Com informações da CNN.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo