Os estados americanos do Arizona, Montana, New Hampshire e Oklahoma estão oferecendo até dois mil dólares para os cidadãos desempregados voltarem para o mercado de trabalho. A medida busca combater a escassez de mão de obra enfrentada nesses locais.
Para entregar o dinheiro, cada governo estadual definiu sua própria estratégia, que envolve desde a comprovação de horas trabalhadas até a desvinculação do sistema de seguro-desemprego. Confira abaixo.
Arizona
O estado está oferecendo dois mil dólares para indivíduos que conseguirem um novo emprego de tempo integral, e mil dólares de meio período.
O dinheiro só será transferido para a conta bancária do trabalhador quando ele sair do sistema de seguro-desemprego e completar pelo menos 10 semanas de trabalho. Também será exigido que o salário recebido na nova colocação seja inferior a $25 por hora.
Montana
O valor de $1,2 mil será para as pessoas que receberam seguro-desemprego até 4 de maio e que já aceitaram um nova oferta, tendo como comprovar pelo menos quatro semanas trabalhadas.
Os indivíduos elegíveis serão contactados pelo próprio Montana Department of Labor and Industry e informados sobre o valor a ser recebido.
New Hampshire
Este estado dará um bônus de mil dólares para pessoas que conseguirem um emprego de tempo integral, e $ 500 para meio período. Também será preciso comprovar pelo menos oito semanas de vínculo empregatício e salário de até $25 por hora. O dinheiro será distribuído até que o total de $ 10 milhões destinados a esta campanha sejam esgotados.
Oklahoma
Pessoas que receberam auxílio-desemprego até 15 de maio terão direito a um bônus de $ 1,2 mil se conseguirem um novo emprego de pelo menos 32 horas semanais, e trabalhar nele por seis semanas consecutivas. O desembolso desse incentivo terá início na segunda semana de julho e será entregue apenas aos primeiros 20 mil trabalhadores inscritos.