Imigrantes indocumentados que vivem no estado de Vermont poderão obter uma licença de trabalho a partir de setembro. Para obter o benefício, é necessário obedecer a alguns critérios. O projeto de lei foi assinado pelo governador republicano Phil Scott na semana passada. A lei oferece esse benefício para mais de 100 profissionais, incluindo enfermeiras, barbeiros, encanadores, assistentes sociais, trabalhadores rurais, da construção civil, entre outros.
A nova lei dá aos candidatos estrangeiros sem status imigratório a oportunidade de usar o Itin Number – Individual Taxpayer Identification Number – ou um número de identificação concedido pelo governo federal. Outros dez estados têm medidas semelhantes, cujo objetivo é enfrentar a falta de mão de obra em alguns setores.
“Nós sabemos os desafios para encontrar trabalhadores atualmente e nós precisamos desses trabalhadores para fortalecer nossa economia”, disse a senadora Becca White, ao defender a medida.
No caso de Vermont, as indústrias têm tido muita dificuldade para encontrar funcionários. Segundo o Departamento de Trabalho do Estado, existem hoje 7.700 vagas de trabalho. O índice de desemprego é de 2.2%.
O presidente de uma organização da indústria de construção civil, Matt Musgrave, disse que está muito feliz com a aprovação da lei. “Temos muitos trabalhadores precisando de emprego, mas não têm documentos. Tudo o que precisamos é dar a eles essas ferramentas que eles precisam para começar. Nós precisamos da força de trabalho imigrante”.
(Com informações da AP)