O Berman Law Group, escritório de advocacia em Boca Raton (FL), entrou com uma ação federal coletiva (class-action) contra o governo da China e várias outras entidades governamentais chinesas, alegando que as ações para conter a pandemia de coronavírus foram mal conduzidas.
Segundo o grupo jurídico, o processo acusa o governo chinês de não conter a propagação do vírus, resultando em uma grave crise econômica e de saúde pública no mundo.
O grupo de advogados é apoiado por nomes como Frank Biden, irmão de Joe Biden e ex-senador Joseph Abruzzo.
O processo cita centenas de pessoas que foram negativamente afetadas pela pandemia, mesmo que não tenham sido contaminadas pelo vírus. “Muitas pessoas foram incluídas nesta causa e temos um processo judicial forte e consistente”, informa o escritório.
A ação coletiva alega que o governo chinês “sabia que a COVID-19 era perigosa e capaz de causar uma pandemia, mas de ação lenta, proverbialmente colocou a cabeça na areia ou a encobriu por seu próprio interesse econômico”.
Entre outras reivindicações, a ação alega negligência por parte do governo chinês e está solicitando a realização de um julgamento.
O processo civil de 20 páginas foi protocolado em um tribunal federal do Sul da Flórida.
Para mais informações acesse: www.bermanlawgroup.com.