No dia 2 de outubro, a Gator Run Elementary School, localizada na cidade de Weston, no condado de Broward, deu início a um programa de português com uma metodologia inovadora no ensino da língua portuguesa. A iniciativa é resultado do esforço do Consulado-Geral do Brasil em Miami, por meio do Setor de Cultura e Educação, em parceria com o Projeto Zuando Som, para o fortalecimento e expansão dos programas de português em escolas do sul da Flórida para o atendimento da demanda da comunidade brasileira.
Com o objetivo de oferecer aulas de língua portuguesa para crianças que residem nos Estados Unidos, utilizando materiais didáticos adaptados ao público infantil, como música, livros ilustrados, jogos interativos e recursos audiovisuais, alunos de 6 a 12 anos vão aprender o português de maneira alegre e envolvente. O projeto baseia-se na importância de promover a conexão das crianças com sua cultura de origem, fortalecendo sua identidade e raiz brasileira. Além disso, considerando a crescente comunidade brasileira nos EUA, há grande demanda por programas educativos que valorizem o idioma e a cultura brasileira. A iniciativa busca responder a esse desafio, oferecendo uma experiência lúdica e enriquecedora, utilizando estratégias pedagógicas que estimulem a participação ativa das crianças.
O conteúdo foi desenvolvido pela professora Ana Paula Cardoso, licenciada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia, com Rodrigo Prates, licenciado em letras, compositor e músico. Ambos possuem mais de 20 anos de experiência na educação infantil através da música, com iniciativas expressivas com destaque para o Projeto Zuando Som, já implementado em outros países, como Portugal e Reino Unido. A professora Cardoso e o músico Prates foram indicados ao Prêmio Açorianos, na categoria “Melhor Álbum Infantil”, com os lançamentos de “O Velho dos Cabelos de Mola” e “Fé e Pé”. Além disso, venceram dois editais do Ministério da Cultura, que permitiram concretizar o projeto “Histórias Cantadas da Infância dos Mestres Griôs”. A professora Cardoso e Rodrigo Prates conduzirão as atividades previstas do projeto com a coordenação da professora Gabriela Eckrsdorff.
“Estamos empolgados em compartilhar com a comunidade esta emocionante iniciativa educacional que visa tornar o aprendizado da língua portuguesa uma experiência alegre e envolvente”, disse o Cônsul-Adjunto José Renato Ruy Ferreira. “Sabemos que o processo de aprendizado de um novo idioma pode ser desafiador para as crianças, mas acreditamos que a música é uma ferramenta poderosa para tornar essa jornada mais divertida e eficaz”, completou.
Segundo o responsável pelo setor de Cultura e Educação do Consulado-Geral do Brasil em Miami, a iniciativa dará mais suporte para a comunidade brasileira na Flórida, “que vem aumentando em tamanho e importância”. “Os números do comércio bilateral de 22.6 bilhão de dólares, o aumento da chegada de turistas brasileiros e as empresas brasileiras aqui estabelecidas, tudo isso nos permite vislumbrar que o português vem se tornando, cada dia mais, uma importante ferramenta para a construção de um futuro profissional brilhante dos alunos brasileiros”, afirmou o Consulado.