A mãe de Akalis Castejon, menino autista de 11 anos, não acreditou quando leu no troféu que o filho tinha acabado de receber no encerramento do ano letivo os dizeres: “The most annoying male” (o menino mais irritante, em tradução livre). Estella Castejon disse que ficou “chocada”.
Akalis é estudante da Bailly Preparatory Academy em Gary, em Indiana, que se desculpou depois de toda a repercussão sobre o caso. Ele não fala e precisa de certos cuidados que os professores da escola estão cientes disso.
A mãe do garoto disse ter ficado feliz porque o filho não entendeu o significado do troféu. “Quando eles o chamaram para receber o prêmio, ele ficou feliz porque o troféu brilhava”, disse a mãe. O ‘prêmio’ foi ideia de uma professora da criança.
“Eu deixei o troféu para trás e essa professora veio atrás de mim dizendo que eu havia esquecido”, comentou Estella ainda perplexa.
Diante da gafe, a escola se desculpou e disse que vai tomar providências disciplinares contra a professora que teve a ideia.
Por outro lado, Estella se emocionou com a solidariedade que tem recebido de outras pessoas depois da divulgação do ocorrido.
“Há muitas pessoas que se importam. É emocionante ver que meu filho tocou tantos corações”, afirmou. “Como mãe, colocamos nossos filhos na escola para que eles sejam melhores adultos no futuro. Então, só quero que meu filho e qualquer criança com necessidades especiais tenham uma educação correta.”