Pelo menos sete pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas depois de um engavetamento envolvendo mais de 150 carros na Interstate 55 na Louisiana. O acidente me massa foi causado por uma super fog (supernévoa) que atingiu o oeste de New Orleans na segunda-feira (23).
A supernévoa é caracterizada pela formação de uma névoa espessa que gera umidade e baixa visibilidade, segundo o National Weather Service. Neste caso, a névoa foi potencializada pela fumaça proveniente de incêndios na região. Alguns veículos pegaram fogo na colisão. “A combinação da fumaça de queimadas florestais com a névoa foi catastrófica”, disse o governador do estado, John Bel Edwards na rede social X.
O engavetamento aconteceu em uma ponte, que liga uma rodovia na região de Nova Orleans. Após as batidas, vários veículos pegaram fogo.
A motorista Clarencia Patterson Reed disse que viu pessoas acenando para que ela parasse. No entanto, mesmo com ela atendendo aos pedidos, outros veículos bateram na traseira do carro dela.
“Foi ‘boom, boom.’ Tudo o que se poderia ouvir eram batidas por pelo menos 30 minutos”, contou. Ela conseguiu deixar o carro sem ferimentos. Já a esposa dela machucou a perna.
O acidente também causou congestionamento. A “supernévoa” se dissipou ao longo do dia.