O empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, que foi preso em Miami, já está em liberdade. Ligado ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, ele é acusado de participação no esquema de compra de votos que garantiram a escolha da Cidade Maravilhosa como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Rei Arthur, como é conhecido, está foragido da Justiça desde 2017 e foi detido na manhã desta sexta-feira ao tentar renovar o visto americano.
Arthur aproveita sua vida de alto padrão no sul da Flórida, graças ao dinheiro obtido dos cofres públicos. Há alguns anos, ele mantinha com o governo do Estado do Rio diversos contratos de prestação de serviços, no valor total de três bilhões de reais. Em depoimento recente à Lava Jato, o ex-governador admitiu que pagou dois milhões de dólares a membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para garantir que o Rio sediasse as Olimpíadas.
De acordo com as informações, apesar de constar da lista da Interpol, ele foi liberado pelas autoridades americanas tão logo providenciou os documentos necessários para a renovação do visto de permanência nos EUA.