Os Estados Unidos acordaram chocados na manhã deste domingo (4), quando um novo tiroteio em menos de 24 horas deixou nove mortos em Dayton, em Ohio. Nove pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas, mesmo com ação rápida da polícia, que matou o atirador em questão de minutos.
Ontem, outro atirador abriu fogo e matou pelo menos 20 pessoas em El Paso, Texas, no supermercado Walmart.
Segundo a imprensa local, o ataque em Dayton ocorreu pouco depois da 1h da manhã perto de um bar na East Fifth Street, na região central da cidade.
A polícia confirmou no Twitter que estava nas proximidades do ataque e conseguiu agir rapidamente para conter e matar o suspeito.
A identidade do autor dos tiros ainda não foi informada, tampouco o motivo do ataque. Em uma entrevista coletiva, o porta-voz da polícia de Dayton informou que o FBI já atua no caso.
Os feridos foram levados para o hospital Miami Valley, mas não foi dada nenhuma informação sobre o estado de saúde e a situação das vítimas.
De acordo com a BBC, o ataque ocorreu do lado de fora de um bar chamado Ned Peppers. Em seu perfil no Instagram, o estabelecimento postou uma mensagem em que afirmava que os funcionários do bar estavam seguros.
Uma testemunha disse à BBC que estava próxima ao local, em um show de rap que foi evacuado. “Saímos todos com rapidez e segurança”, disse Jae Williams. “Ficamos todos chocados”.
Tiroteio no Texas
Um ataque a tiros no sábado (3) deixou mortos e feridos em um supermercado Walmart dentro de um centro comercial na cidade de El Paso, cidade que fica perto da fronteira dos EUA com o México. O governador do estado, Greg Abbott, afirmou, durante coletiva de imprensa que 20 pessoas morreram; 26 feridos foram confirmados pela polícia. Um homem foi detido. Ele seria integrante de grupos de supremacia branca e teria ódio por imigrantes.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou que entre os mortos há três mexicanos. O ministro de Relações Exteriores do país informou que outros 6 mexicanos ficaram feridos no ataque.
As vítimas feridas têm, de acordo com a “ABC News”, entre 2 e 82 anos de idade. As autoridades consulares do Brasil nos EUA estão em contato com a polícia texana, mas não há, até o momento, nenhuma informação de brasileiros entre as vítimas em El Paso. Do mesmo modo, não foi recebida nenhuma consulta de familiares no Brasil sobre o caso. (Com informações da CNN e G1).