O presidente eleito Donald Trump prometeu cumprir sua promessa de “fechar as fronteiras” e deportar imigrantes, uma das bandeiras de sua campanha, em discurso de vitória na madrugada desta quarta-feira (6). “Nosso país precisa de ajuda e urgentemente. Vou consertar as fronteiras e não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro”, declarou o republicano.
O presidente eleito agradeceu, ainda, o apoio dos latinos, árabes-americanos e muçulmanos, que votaram nele. “Queremos fronteiras seguras. Os estrangeiros podem vir, mas de forma legal”, completou.
Muitos imigrantes e ativistas temem que o retorno de Donald Trump à Casa Branca represente um projeto de deportação em massa entre os mais de 11 milhões de indocumentados que vivem no país. Com o controle do Congresso e da Suprema Corte, Trump poderá implementar medidas para endurecer as políticas imigratórias.
No início deste mês, Trump disse que vai contratar 10 mil novos agentes para patrulhar as fronteiras e que vai criar uma lei para deportar imigrantes com ficha criminal. Durante toda a campanha, Trump prometeu fazer a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos. Ele também acusou países da América Central e do Sul de enviar criminosos para o território norte-americano.
O republicano relacionou a imigração ilegal a um suposto aumento da criminalidade nos Estados Unidos e prometeu reverter esse quadro. (Com informações do The National News)