Elon Musk tornou-se na quinta-feira (12) a primeira pessoa com um patrimônio líquido estimado em mais de $400 bilhões, depois que a Forbes confirmou que a SpaceX e seus investidores compraram de volta as ações de insiders em um acordo que avaliou a empresa em $350 bilhões.
Musk agora tem uma fortuna avaliada em $428 bilhões, de acordo com as últimas estimativas da Forbes. No entanto, a agência especializada em finanças e economia, Bloomberg, afirma que ela é de $440 bilhões.
O preço das ações da Tesla subiu 65% desde a eleição de Donald J. Trump nos EUA, de acordo com a Bloomberg. O salto ocorreu depois que a SpaceX e seus investidores concordaram em comprar $1.25 bilhão em ações (privadas) em uma transação que eleva o valor da empresa espacial para cerca de $350 bilhões.
Essa transação aumentou a fortuna pessoal de Musk em cerca de $50 bilhões, elevando-a para $440 bilhões, de acordo com a Bloomberg.
Um governo Trump “é um bom presságio para a Tesla e a SpaceX”, escreve o analista Stephen Gengaro, sugerindo que a Tesla tem um “caminho mais claro” para a aprovação regulatória de seus programas de direção totalmente autônoma e de robotáxis autônomos.
Ele soma $10 bilhões em um dia
Elon Musk acrescentou mais de $10 bilhões ao seu patrimônio líquido na quarta-feira (11), quando as ações da Tesla atingiram um novo recorde em meio a um aumento mais amplo nas ações de tecnologia.
As ações da Tesla fecharam a quarta-feira com alta de quase 6%, a $424.77, superando o recorde anterior de fechamento da ação, de $409.97, estabelecido em 4 de novembro de 2020
Os analistas permaneceram otimistas em relação à fabricante de carros elétricos nas semanas seguintes à eleição.
As ações foram negociadas no verde em sete dos oito pregões até o momento neste mês, e as ações haviam subido mais de 20% em dezembro até quarta-feira.
A recuperação deste mês segue o otimismo dos analistas na semana passada, depois que a empresa de investimentos Stifel elevou sua meta de preço para a Tesla de $287 para $411, a mais alta entre as 45 metas de preço de Wall Street monitoradas pela FactSet.
Musk e Trump
O recente aumento de mercado da Tesla é paralelo ao relacionamento cada vez mais próximo de Musk com a campanha de Trump.
O homem mais rico do mundo gastou mais de $270 milhões para ajudar o ex-presidente.
Após a tentativa de assassinato de Trump em julho em Butler, Pensilvânia, Musk tornou-se um apoiador declarado do presidente eleito,
Musk acompanhou Trump em reuniões com líderes mundiais, compareceu a eventos de campanha e foi escolhido por Trump para chefiar a Comissão de Eficiência Governamental junto com o ex-candidato republicano às primárias Vivek Ramaswamy.
O CEO da Tesla disse aos investidores em outubro que usaria seu relacionamento para ajudar a estabelecer um “processo de aprovação federal para veículos autônomos”, já que as aprovações são feitas atualmente em nível estadual.
Acrescente a isso os avanços científicos alcançados pela empresa de tecnologia e pesquisa médica de Musk, a Neuralink, e os sucessos obtidos pela SpaceX como a agência aeroespacial mais confiável para a NASA.