Brasil

Elon Musk anuncia doação de terminais de internet via satélite para socorristas de RS

Musk fez o anúncio através de uma publicação em sua rede social X (ex-Twitter), respondendo a um vídeo da modelo gaúcha Gisele Bündchen

O polêmico bilionário Elon Musk, CEO da SpaceX e proprietário da Starlink, anunciou na quinta-feira (9) que vai doar 1 mil terminais da Starlink para equipes de resgate e resposta a emergências no Rio Grande do Sul. Além disso, o uso de todos os terminais na região será gratuito até que a região se recupere.

Musk fez o anúncio através de uma publicação em sua rede social X (ex-Twitter), respondendo a um vídeo da modelo gaúcha Gisele Bündchen pedindo ajuda às vítimas da região. “Espero o melhor para o povo do Brasil”, completou o empreendedor.

A Starlink é uma empresa de internet via satélite, subsidiária da companhia aeroespacial SpaceX, fundada por Musk. A principal vantagem do serviço é levar conectividade para áreas com pouca ou nenhuma cobertura de antenas terrestres. Para usar a Starlink, é necessário um kit de instalação, que se conecta à constelação de satélites. O equipamento normalmente custa R$ 2 mil, com uma mensalidade de R$ 184.

A logística de entrega e instalação dos terminais de internet está sendo coordenada junto às autoridades locais e equipes de emergência, com o objetivo de assegurar uma atuação rápida e eficaz. A Starlink também mobilizará técnicos especializados para auxiliar na instalação e manutenção dos equipamentos, garantindo que a ajuda seja efetiva e de longo alcance.

Musk é mais um dos grandes nomes da indústria de tecnologia a anunciar ajuda ao Rio Grande do Sul. Na terça-feira, Tim Cook anunciou que a Apple também fará doações para os esforços de resgate. “Nossos corações estão com as pessoas afetadas pelas devastadoras e trágicas enchentes no Brasil. A Apple fará doações para os esforços de socorro no local”. Michael Dell também afirmou que as equipes da empresa prestarão ajuda técnica e financeira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo