“Em Springfield, eles estão comendo os cachorros. As pessoas que vieram para cá estão comendo os gatos. Estão comendo… estão comendo os animais de estimação das pessoas que moram lá”, disse ele.
As autoridades da cidade de Springfield descartaram esses relatos como falsos e não receberam nenhum relato confiável sobre essas alegações. A polícia de Springfield também disse a uma emissora local que não recebeu nenhum relato de animais de estimação sendo roubados e comidos.
O candidato republicano à vice-presidência e senador JD Vance acusou os migrantes haitianos de causarem o caos em seu estado natal, Ohio, incluindo alegações de que eles são responsáveis por roubar e comer os gatos dos moradores e causar o aumento do número de doenças como tuberculose e HIV.
“Nas últimas semanas, meu escritório recebeu muitas perguntas de moradores reais de Springfield que disseram que os animais de estimação de seus vizinhos ou a vida selvagem local foram sequestrados por migrantes haitianos”, disse Vance em uma postagem no X, anteriormente conhecido como Twitter.
“Você sabe o que foi confirmado? Que uma criança foi assassinada por um imigrante haitiano que não tinha o direito de estar aqui. Que os serviços de saúde locais estão sobrecarregados. Que as doenças transmissíveis – como tuberculose e HIV – estão aumentando”, continuou Vance.
As alegações fizeram com que as autoridades locais viessem a público e refutassem esses relatos, mas alguns republicanos continuaram a repetir essas alegações.
A morte de um gato em Canton, Ohio, gera rumores entre os conservadores
Uma mulher de 27 anos foi presa em agosto em Canton depois que a polícia disse que ela provavelmente matou e comeu um gato em uma “área residencial na frente de várias pessoas”, de acordo com um relatório de prisão obtido pelo USA TODAY.
Canton está localizada a cerca de 170 milhas a nordeste de Springfield, onde Vance acusou imigrantes haitianos de causar danos.
A mulher envolvida no caso não era uma imigrante haitiana, mas uma residente de Ohio, de acordo com o Cincinnati Enquirer, parte da rede USA TODAY.
Apesar dos esforços das autoridades locais para desmentir os rumores de que os animais de estimação foram comidos, a campanha de Trump e os líderes do partido republicano, incluindo o senador do Texas Ted Cruz, continuaram a espalhar as alegações.
Nenhum gato ou animal de estimação foi prejudicado pelos imigrantes
O administrador da cidade de Springfield, Bryan Heck, disse não haver evidências de que gatos ou outros animais de estimação tenham sido feridos ou comidos pelos imigrantes haitianos.
“Em resposta aos recentes rumores que alegam atividade criminosa por parte da população imigrante em nossa cidade, gostaríamos de esclarecer que não houve relatos confiáveis ou alegações específicas de animais de estimação sendo prejudicados, feridos ou abusados por indivíduos dentro da comunidade imigrante Também abordou outros rumores que circulam on-line: “Além disso, não houve nenhum caso verificado de imigrantes envolvidos em atividades ilegais, como ocupar ou jogar lixo na frente das casas dos residentes, nem confirmação de membros da comunidade de imigrantes que deliberadamente atrapalharam o trânsito.”