Histórico

Eleições não trouxeram a esperada estabilidade para o Afeganistão

Já são 295 militares americanos mortos naquele país este ano

As forças militares dos Estados Unidos no Afeganistão registraram esta semana a morte de mais quatro de seus membros, depois que o comboio americano foi atingido por uma explosão. Com esse incidente, 2009 passa a ser o ano com mais vítimas fatais para os EUA naquele país desde o início da guerra, em 2001.

O Afeganistão passou recentemente por um processo eleitoral majoritário, mas como o resultado que vai apontar o nome do próximo presidente ainda não foi divulgado – e só o será dentro de duas semanas – o país vive um limbo político, com acusações de fraudes vindas dos dois principais partidos no país. Especialistas esperavam uma estabilização na região, mas o que se vê é cada vez mais violência, até porque as tropas americanas estão investindo contra redutos do grupo terrorista Taleban e os confrontos são inevitáveis.

Vale lembrar que o resultado interessa de perto ao presidente dos EUA, Barack Obama, que fez do Afeganistão sua prioridade na política externa, tanto que ordenou o envio adicional de 30 mil soldados para lá, logo após a posse. O contingente de soldados das chamadas ‘tropas aliadas’ está em 100 mil pessoas, sendo 63 mil americanos. No ano passado, foram mortos 294 americanos e em 2009, ainda no mês de agosto, já são 295 vítimas fatais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version