Especialistas acreditam que pelo menos 33% dos eleitores vão optar pela votação antecipada
A cada ano que passa é maior o número de americanos que registram as suas preferências eleitorais através da votação antecipada. De acordo com especialistas, cerca de um terço dos eleitores deve fazer essa opção no pleito de 2008, um aumento substancial em relação a 2004 (20%) e 2000 (14%). Por isso, os dois principais candidatos à presidência dos EUA, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain, ajustaram suas campanhas para tentar conquistar a simpatia destes eleitores.
A eleição antecipada, que aceita votos pelo correio e pessoalmente (em bibliotecas ou outras entidades públicas), acontece em pelo menos 34 estados americanos. No Colorado, Nevada e New Mexico, o sistema deve atrair mais da metade do eleitorado. “Esta é uma nova fase na história política do país” disse Rosemary Rodriguez, da comissão eleitoral americana.
Em Ohio, por exemplo, foram montadas operações de guerra. Um voluntário da campanha democrata, por exemplo, prometeu levar, em seu carro, eleitores para um local que realiza votação antecipada. Em Cleveland, advogados simpatizantes de Obama estão transportando moradores de abrigos públicos para seções eleitorais. No lado de McCain, um batalhão de voluntários tem enviado emails com o formulário de votação a distância. Um comitê de campanha mandou cerca de um milhão.