Segundo Wall Street Journal, democrata tem 52% das intenções de voto
O candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, manteve dois dígitos de vantagem sobre o republicano John McCain nas recentes pesquisas divulgadas. O jornal The Wall Street Journal apontam que o senador de Illinois está dez pontos à frente do rival.
De acordo com o levantamento, o número de eleitores que estão mais confortáveis com os valores e habilidades do candidato democrata no cargo de comandante-chefe das forças armadas americanas aumentou. Segundo a sondagem, Obama aparece com 52% das intenções de voto, contra 42% de McCain. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais. Por meses, a corrida presidencial americana se estendeu sobre a questão de como o eleitorado americano via Obama, o primeiro candidato afro-americano a disputar a Presidência por um grande partido.
Senador por Illinois, Obama é o líder entre todas as faixas etárias e níveis de renda, exceto entre os mais ricos. Ele agora tem o apoio de 21% dos eleitores que se descrevem conservadores – é seu melhor desempenho entre este grupo. McCain está dois pontos percentuais atrás do democrata entre os homens e viu sua liderança entre os brancos cair de 9 para 6 pontos – 50% contra 44%.
Algumas sondagens diárias ainda apontam que a disputa é um pouco mais acirrada, e a média nas pesquisas, calculada pelo site Real Clear Politics, dá 7,2 pontos de vantagem para o democrata. Algumas enquetes chegam a dar 14 pontos a mais para Obama. Segundo o Centro Pew, o senador de Illinois aparece com 52% de apoio popular, contra 38% de McCain. Segundo o Pew, a sólida vantagem de Obama reflete uma maior confiança nele, já que mais eleitores o vêem como melhor “preparado” e “centrado” que há um mês. A pesquisa foi feita por telefone entre 2.599 eleitores e aconteceu entre 16 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,5%.
O voto dos brasileiros
Daniel Arantes, empresário
Daniel Gomes, empresário