DA REDAÇÃO – O Departamento de Educação Infantil de Palm Beach (Early Learning Coalition of Palm Beach) premiou, no último dia 15, a brasileira Andrea Cunha como a melhor diretora do ano. O prêmio foi criado para homenagear diretores que de alguma forma se destacaram nesse ano. Depois de recebidas as indicações, seis diretoras foram selecionadas e receberem o voto popular.
Formada em psicologia, Andrea trabalha desde 2012 como diretora na Bluebird Preschool, localizada em Boca Raton. Em entrevista ao AcheiUSA, Andrea disse que sempre trabalhou na área de educação infantil e ama o que faz.
“Trabalho com educação desde o Brasil e em 2005 comecei a trabalhar em pré-escola aqui no Sul da Flórida, onde iniciei como assistente de professora. Receber esse reconhecimento foi muito além de uma premiação pelo meu trabalho. Quando minha nomeação foi aceita senti um grande orgulho por ter sido a primeira brasileira a receber essa nomeação. E nós sabemos que preconceito existe em todos os lugares e de todas as formas. Quando foi anunciado o prêmio eu realmente não esperava ganhar, todas as outras concorrentes eram americanas. Além de ser a primeira diretora a receber esse prêmio, sou brasileira com muito orgulho”, afirma Andrea que mora há 17 anos nos EUA.
Andrea conta com uma equipe de 10 professoras e duas assistentes e fala sobre sua paixão sobre a educação infantil. “O que mais me encanta na educação infantil é ter a oportunidade de guiar as crianças num processo de aprendizado onde não existe raça, língua, ou nível social. Aqui nos Estados Unidos temos mais oportunidades de crescimento e aprendizado. Quando comecei em 2005 como assistente de professora e mesmo não conseguindo me expressar totalmente em inglês, me deram a oportunidade de mostrar meu trabalho. Hoje eu e minha equipe formamos um time que prioriza a criança entendendo que cada uma delas tem suas características e necessidades, respeitando seu valor individual.”