Histórico

Economia dos EUA teve alta de 3,2% no primeiro trimestre

Consumo foi o maior responsável pelo crescimento do PIB americano

Boa notícia para a economia americana: o Produto Interno Bruto do país no primeiro trimestre de 2010, ou seja, a soma de todas as riquezas acumuladas no período, registrou crescimento de 3,2%. Os dados do Departamento do Comércio sobre o desempenho da atividade mostraram ainda que a expansão foi puxada por aumento nos estoques das empresas, que responderam a uma maior elevação dos gastos com consumo. O aumento, porém, foi abaixo do esperado pelos economistas. No quarto trimestre do ano passado, a economia dos EUA havia crescido 5,6%.

Os gastos com consumo aceleraram-se 3,6% no primeiro trimestre, superando o aumento de 1,6% do quarto trimestre, no maior aumento desde a alta de 3,7% registrada no primeiro trimestre de 2007. Os gastos com consumo respondem por cerca de 70% do PIB. Para atender a demanda por bens, as companhias foram forçadas a replanejar seus estoques e isso pode significar um alento à questão do desemprego, que no país está na faixa de 10%.

No primeiro trimestre, os estoques das empresas cresceram US$ 31 bilhões, gerando uma contribuição de 1,57 ponto porcentual no PIB. As vendas reais finais, que representam o PIB menos os estoques, subiram 1,6% no primeiro trimestre, abaixo da alta de 1,7% no quarto trimestre. Os investimentos das empresas cresceram 4,1% no primeiro trimestre, após subirem 5,3% no quarto trimestre. As exportações aumentaram 8,9% e as exportações cresceram 5,8%, após alta de 15,8% e 22,8%, respectivamente, no quarto trimestre.

Na contramão da tendência, o setor de habitação se enfraqueceu. Os investimentos em ativos residenciais fixos caíram 10,8% no primeiro trimestre. As vendas de imóveis residenciais e das construções caíram após vencimento do benefício fiscal para aquisição de imóveis do governo. Os gastos do governo federal subiram 1,4% no primeiro trimestre.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo