DA REDAÇÃO, COM FRANCE PRESSE – Duas pessoas foram presas no sábado (18) tentando entrar na Casa Branca. A primeira foi detida à tarde, depois de saltar sobre um bicicletário em uma tentativa de chegar à cerca exterior da residência oficial do presidente dos Estados Unidos, informou o Serviço Secreto do país, que faz a segurança de Donald Trump.
O outro dirigiu aos portões da Casa Branca e alegou ter uma bomba, segundo a rede de televisão CNN, mas não há confirmação de qualquer dispositivo no veículo. O incidente ocorreu às 11 da noite e as ruas adjacentes foram fechadas ao trânsito.
Nenhum dos dois detidos foram identificados. O primeiro foi detido imediatamente e aguarda acusações criminais, disse o Serviço Secreto em um comunicado. Um funcionário do Serviço Secreto disse em condição de anonimato que não foram encontradas armas com o suspeito.
Ele levava um documento que pretendia entregar na Casa Branca, segundo fontes policiais citadas pela CNN e pela ABC.
Donald Trump estava em sua propriedade em West Palm Beach.
Três incidentes em oito dias
As prisões ocorreram oito dias após um incidente mais sério colocar em dúvida a segurança no exterior da Casa Branca.
Pouco antes da meia-noite de 10 de março, um homem escalou três barreiras nos acessos à Casa Branca e caminhou nos jardins durante 16 minutos antes de ser detido.
O jovem levava uma mochila consigo com duas latas de aerossol, um livro de Trump, seu passaporte americano e um computador no qual foi encontrada uma carta dirigida ao presidente com suposta informação sobre hackers russos.
Na ocasião, Trump estava no interior da residência presidencial.