Estados Unidos Manchete

Duas pesquisas pós-debate mostram Trump à frente de Biden na disputa pela Casa Branca

Novas pesquisas surgem em meio a questionamentos sobre a capacidade de Biden enfrentar Trump

Pesquisas mostram intenção de voto para as eleições 2024. Foto: SBT News

Duas novas pesquisas realizadas após o debate entre Joe Biden e Donald Trump mostram desvantagem para o candidato democrata. Uma pesquisa da Suffolk University/USA TODAY, publicada na terça-feira (2), revelou que Trump lidera Biden por 3% — diferente da pesquisa realizada há um mês pela mesma instituição, que mostrava os dois candidatos empatados.

Outra pesquisa conduzida pela CNN, em parceria com SSRS, encontrou resultados similares, com Trump mantendo uma vantagem de 6 pontos percentuais sobre Biden, sem alterações em relação a uma pesquisa anterior. Uma esmagadora maioria dos eleitores, 75% no total, acredita que os democratas têm uma melhor chance de vencer a presidência em 2024 com outro candidato que não Biden como o indicado do partido, segundo a pesquisa da CNN.

Essas novas pesquisas surgem em meio a questionamentos sobre a capacidade de Biden enfrentar Trump, com um número crescente de democratas pedindo publicamente para que ele se afaste após um debate no qual ele parecia, por vezes, confuso para responder aos ataques verbais de seu oponente. Mais de 75% dos eleitores na nova pesquisa da CNN acham que Trump se saiu melhor no debate presidencial, em comparação com 23% que preferiram Biden.

Na pesquisa do USA TODAY, 50% dos entrevistados consideraram Trump o claro vencedor do debate, enquanto apenas 11% escolheram Biden, já 28% disseram que nenhum dos candidatos venceu. No entanto, 44% dos espectadores do debate presidencial afirmaram que o evento não influenciou sua decisão sobre em quem votar. Aproximadamente um terço dos entrevistados afirmou que o debate os tornou mais propensos a votar em Trump, enquanto 10% afirmaram que os inclinou para Biden.

Em meio à especulação sobre quem poderia substituir Biden caso ele decida se afastar, a pesquisa da CNN testou o desempenho de uma série de alternativas do Partido Democrata contra Trump. Apenas a vice-presidente Kamala Harris obteve um desempenho melhor que Biden, com 45% de apoio, enquanto o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, empataram com Biden, ambos com 43%.

A pesquisa da CNN foi realizada de 28 a 30 de junho, entrevistando 1.045 eleitores registrados, com uma margem de erro de mais ou menos 3,7 pontos percentuais. A pesquisa do USA TODAY foi conduzida no mesmo período, entrevistando 1.000 eleitores registrados, com uma margem de erro de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.

Fonte: Politico

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version