O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará posse para seu segundo mandato em Washington nesta segunda-feira, 20. A cerimônia terá início às 9h30 p.m, com apresentações musicais, incluindo a performance do hino nacional pela cantora country Carrie Underwood.
As baixas temperaturas em Washington, D.C., que devem atingir recordes nesta segunda-feira, levaram à transferência do evento da fachada do edifício do Capitólio para dentro da rotunda do Capitólio. Será a primeira vez desde a segunda posse de Ronald Reagan, em janeiro de 1985, que a cerimônia ocorrerá em um local fechado.
Trump fará o juramento de posse, administrado pelo chefe de Justiça do país, John Roberts, por volta das 12h p.m. A expectativa é de que Trump utilize duas Bíblias durante a cerimônia: uma que lhe foi dada de presente por sua mãe em 1955 e outra que foi utilizada por Abraham Lincoln em sua posse em 1861. A Bíblia de Lincoln faz parte da coleção da Biblioteca do Congresso e foi usada em cerimônias anteriores, incluindo a de Trump, em 2017, e as de Barack Obama, em 2009 e 2013.
Após a posse oficial, Trump e o vice-presidente eleito, J.D. Vance, seguirão para a Sala do Presidente, no Capitólio, onde Joe Biden e Kamala Harris se despedem oficialmente de seus cargos. Já empossado, o republicano assinará seus primeiros documentos como 47º presidente dos Estados Unidos, incluindo nomeações, decretos e ordens executivas.
O tradicional desfile, que ocorre do Capitólio até a Casa Branca, não será realizado neste ano devido às condições climáticas. Em vez disso, o novo presidente se reunirá com seus apoiadores na Capital One Arena para comemorar a posse.
À noite, Trump, acompanhado da primeira-dama Melania Trump, participará de três bailes oficiais: o do Comandante-em-Chefe, o da Liberdade e o Starlight.