Histórico

Documentário ‘West Encounters East’ na TV pública

A WPBT2, televisão pública do sul da Flórida, vai exibir o documentário “West Encounters East” na segunda-feira, 6 de maio, às 9pm, com direito à reprise na sexta-feira, 10 de maio, às 10pm.

O documentário se concentra em uma população pouco conhecida, os nipobrasileiros, e se baseia nos famosos artistas emergentes de ascendência japonesa de diversas gerações do século XX que emigraram para a América Latina. Na terça-feira (30), o Lowe Art Museum da Universidade de Miami abriu suas portas para uma premiére do documentário, com direito a debate com o pintor Takashi Fukushima, que esteve presente ao evento como representante dos nipobrasileiros enfocados no filme.

Criado pela produtora executiva Stella M. Holmes e filmado com a produtora Linda Corley, ganhadora do prêmio Emmy, “West Encounter East” destaca a fusão da cultura, a história e a tradição das obras destes artistas, além de explorar a contínua integração das tradições asiáticas na cultura latino-americana. A história destes artistas multiculturais, narrada principalmente através de suas telas, esculturas, cerâmicas e fotografias, mostra a dinâmica e pouco conhecida saga da presença japonesa no Brasil.

“O documentário oferece uma oportunidade única de aprender sobre este período interessante da história e vários aspectos da migração japonesa no Brasil, em especial a influência na nossa arte e cultura”, comentou o embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, titular do Consulado-Geral do Brasil em Miami, que apóia a iniciativa.

“A possibilidade de aproximar culturas através da arte sempre me atraiu, particularmente culturas que são tão diferentes”, disse Stella, cuja experiência de ser filha de mãe paraguaia e pai argentino lhe deu uma valiosa compreensão dos temas analisados no documentário.

Stella M. Holmes, produtora executiva, apresentadora e curadora do documentário “West Encounters East”, nasceu em Buenos Aires e foi educada na Argentina, França e Estados Unidos. Historiadora da arte e colecionadora durante mais de duas décadas, ela radicou-se em Miami, onde continua dedicando-se às instituições culturais da comunidade, como o próprio Lowe Art Museum da Universidade de Miami.

Vale destacar que a WPBT2 é a principal emissora pública do sul da Flórida e opera sob licença oferecendo serviços às comunidades locais, da Treasure Coast até Florida Keys. A WPBT2 disponibiliza conteúdo de alta qualidade da PBS, aquisições independentes e produções próprias originais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version