Histórico

Dilma cresce nas pesquisas e PSDB quer chapa puro-sangue

Tucanos querem Tasso Jereissati ou Aécio Neves para vice de José Serra

A diferença entre os pré-candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Dilma Rousseff, à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu, de acordo com a última pesquisa de opinião, divulgada esta semana. O levantamento mostrou que o governador de São Paulo ainda mantém a liderança nas intenções de voto, com 32% contra 28% da ministra da Casa Civil. A boa notícia para o governo, porém, é que Dilma cresceu cinco pontos de dezembro a fevereiro, enquanto que seu principal adversário recuou os mesmos conco pontos. E mais: de acordo com o Datafolha, Serra registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 25%; seguido de Dilma com 23%.

O resultado, mesmo que a a sete meses das eleições, deve fazer a oposição mudar sua estratégia: a primeira delas é que certamente as pressões para que o governador de Minas, Aécio Neves, aceite ser vice na chapa de Serra vão aumentar. A possibilidade da chapa puro-sangue no PSDB também encontra eco na escolha do senador Tasso Jereissati para compor a dobradinha. Um dos caciques do partido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já vê com bons olhos essa possibilidade.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Do total de entrevistados (2.623), 9% disseram que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 10% informaram que estão indecisos. As entrevistas mostraram ainda o deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB, com 12%; e a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), com 8%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo