Sem ter para onde ir, dezenas de famílias estão vivendo temporariamente no Boston Logan Airport, em Massachusetts. De acordo com informações do New York Post, famílias inteiras de estrangeiros chegam e se aglomeram no chão das áreas para pegar bagagem.
Mais de 100 imigrantes se encontram no local atualmente. Eles têm passado as noites no chão, usando cobertores como colchões improvisados. “Continuamos a observar imigrantes no aeroporto. Eles chegam todos os dias, a toda hora do dia e da noite”, disse à publicação um funcionário do aeroporto.
Essa situação começou quando os abrigos chegaram à capacidade máxima em novembro do ano passado, forçando essas pessoas a aguardar para serem chamadas. Para tentar minimizar o problema, voluntários ligados à ONGs pró-imigrantes transportam diversos estrangeiros diariamente para centros de acolhimento e abrigos quando surgem vagas.
O aeroporto não comentou sobre o problema.
Pedido de ajuda federal
Massachusetts gasta, por mês, $45 milhões para manter abrigos para imigrantes. Oitenta cidades do estado têm imigrantes em situação de rua. O estado tem hoje 7.500 famílias de estrangeiros em abrigos, número duas vezes maior que o registrado em 2022. “Precisamos da ajuda do governo federal para continuarmos a ajudar essas famílias vulneráveis”, disse a governadora Maura Healey.
A governadora enviou carta ao secretário do Homeland Security, Alejandro Mayorkas, relatando a situação. Ela reclama da demora na concessão de permissões de trabalho para esses imigrantes. “Pedimos ao Congresso medidas concretas para a imigração. As leis que existem hoje estão ultrapassadas e são punitivas, não resolvem o problema”.
Outros governadores democratas, incluindo dos estados de Illinois, Nova York e Califórnia têm clamado ao governo federal por mais ajuda financeira para responder ao crescente fluxo de imigrantes chegando a esses estados.