Histórico

Desemprego nos EUA atinge menor nível em cinco anos

Da Redação com BBC Brasil – A criação de 203 mil postos de trabalho no mercado americano ajudou a melhorar as estatísticas de desemprego. A pesquisa realizada pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho mostrou que o nível de desemprego nos Estados Unidos atingiu seu nível mais baixo em cinco anos, caindo de 7,3% em outubro para 7% em novembro. Os dados foram divulgados na sexta-feira (6).

Segundo os números do escritório de estatísticas, a criação mensal de vagas alcançou 204 mil em média entre agosto e novembro, uma aceleração em relação aos 159 mil postos de trabalho abertos mensalmente na média de abril a junho.

O ritmo consistente da recuperação do mercado de trabalho americano intensificará as discussões dentro do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, sobre reduzir ou não os estímulos monetários à economia.

As decisões do banco estão sendo acompanhadas por economias ao redor do mundo. A próxima reunião do Fed ocorre nos próximos dias 17 e 18. “O mercado de trabalho americano está longe de estar totalmente recuperado, mas certamente vai na direção certa”, disse o analista Eric Stein, gerente de portfólios da corretora Eaton Vance Investment Managers, em Boston.

Recuperação sólida

Diferente de outros meses neste ano, os setores como manufatura e construção civil foram destaques na criação de empregos. Os números também foram incrementados pelo retorno ao trabalho de funcionários federais que ficaram paralisados durante o fechamento parcial do governo, em outubro.

Quase 11 milhões de americanos continuam desempregados, sendo que mais de 4 milhões deles estão desempregado há mais de 27 semanas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version