Estados Unidos

Descoberto navio de guerra americano afundado da Segunda Guerra Mundial

O USS Edsall, conhecido como “dancing mouse”, foi encontrado 200 milhas a leste da Ilha Christmas, ao sul de Java, pela Marinha Real Australiana

O navio foi descoberto no ano passado, mas o anúncio foi adiado até segunda-feira (11), que foi o Dia dos Veteranos nos EUA e o Dia da Lembrança na Austrália e na Grã-Bretanha (Foto: USS Edsall arquivo)
O navio foi descoberto no ano passado, mas o anúncio foi adiado até segunda-feira (11), que foi o Dia dos Veteranos nos EUA e o Dia da Lembrança na Austrália e na Grã-Bretanha (Foto: USS Edsall arquivo)

Um navio de guerra americano da Segunda Guerra Mundial, que desempenhou um papel fundamental nas campanhas dos Aliados no Pacífico, foi descoberto no fundo do Oceano Índico mais de 80 anos depois de ter sido afundado.

O USS Edsall foi encontrado 200 milhas a leste da Ilha Christmas, ao sul de Java, pela Marinha Real Australiana. A descoberta revelou o local de descanso final de mais de 200 militares que morreram quando as forças japonesas o afundaram em 1º de março de 1942, três meses após o ataque a Pearl Harbor, no Havaí.

“O capitão Joshua Nix e sua tripulação lutaram bravamente, desviando de 1,400 projéteis de navios de guerra e cruzadores japoneses, antes de serem atacados por 26 bombardeiros de mergulho de porta-aviões, sofrendo apenas um golpe fatal”, disse Caroline Kennedy, embaixadora dos EUA na Austrália, em uma declaração conjunta em vídeo gravada com o vice-almirante Mark Hammond, chefe da Marinha Real Australiana.

“Isso faz parte de nossos esforços contínuos para honrar aqueles que fizeram o sacrifício supremo. Agora poderemos preservar esse importante memorial e esperamos que as famílias dos heróis que morreram ali saibam que seus entes queridos descansam em paz”, disse Kennedy.

O navio foi descoberto no ano passado, mas o anúncio foi adiado até segunda-feira (11), que foi o Dia dos Veteranos nos EUA e o Dia da Lembrança na Austrália e na Grã-Bretanha.

Hammond disse que o destróier de 314 pés ocupava um lugar especial na história naval. “O USS Edsall serviu bravamente durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente no início da campanha do Pacífico. Ele operou ao lado de navios de guerra australianos protegendo nossas costas e desempenhou um papel importante no afundamento do submarino japonês I124 ao largo de Darwin”, disse ele.

A marinha australiana fez a descoberta surpresa enquanto conduzia uma missão não relacionada e não especificada na área. Sua equipe utilizou “sistemas robóticos e autônomos avançados, normalmente usados para recursos de levantamento hidrográfico, para localizar o USS Edsall no fundo do mar”, disse Hammond.

A almirante Lisa Franchetti, chefe de operações navais dos EUA, disse em um comunicado: “O naufrágio desse navio é um local sagrado, servindo como um marco para os 185 membros da Marinha dos EUA e 31 pilotos da Força Aérea do Exército dos EUA a bordo na época, quase todos perdidos quando o Edsall sucumbiu aos danos de batalha”.

O Edsall conseguiu escapar dos projéteis dos navios de guerra japoneses no dia em que foi afundado, realizando algumas manobras radicais e usando cortinas de fumaça – o que levou pelo menos um combatente japonês a descrever o Edsall como um “dancing mouse”, de acordo com a história oficial do navio da Marinha dos EUA, referindo-se a um animal de estimação popular na época.

Uma fotografia famosa foi tirada a bordo de um navio japonês do Edsall sendo lançado para fora da água, que mais tarde foi usada na propaganda japonesa.

O capitão do navio, o tenente Joshua Nix, tinha 33 anos quando o navio afundou. Seu neto Jim Nix, de Dallas, disse ao The Washington Post: “Quando perguntávamos sobre ele quando éramos crianças, tudo o que recebíamos era: ‘Ele morreu na guerra. Ninguém sabia realmente. (…) É uma pena que eu não o tenha conhecido. Mas a vida é assim mesmo”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo