Estados Unidos Imigração Manchete

DeSantis quer Flórida líder no combate à imigração ilegal

Gov. Ron DeSantis assina novas leis que aumentam penalidades para imigrantes ilegais e intensificam a cooperação com o ICE.

DeSantis assina leis e reforça o compromisso da Flórida com políticas mais rigorosas de imigração. Foto: Reprodução TV

O governador da Flórida, Ron DeSantis, sancionou, em 13 de fevereiro de 2025, dois projetos de lei que impõem medidas mais severas para lidar com a imigração ilegal no estado. A legislação foi aprovada durante uma sessão especial da Assembleia Legislativa, com o objetivo de apoiar as políticas de deportação do governo de Donald Trump. Entre as mudanças estão o aumento das penas criminais para imigrantes em situação irregular, a obrigatoriedade de colaboração das autoridades locais com a ICE (Imigração e Alfândega dos EUA), e a revogação do benefício de matrícula com tarifa de residente para estudantes imigrantes.

A nova legislação cria um crime estadual para imigrantes ilegais que entrem no estado, com pena mínima de nove meses de prisão. Além disso, imigrantes condenados por crimes graves, como homicídios, poderão ser sentenciados à pena de morte, o que elimina a consideração do júri em certos casos. A medida também exige que as autoridades locais compartilhem informações sobre imigrantes detidos com a ICE, o que gerou preocupação entre defensores dos direitos humanos e algumas autoridades locais que se opõem a essa colaboração mais intensa.

Outro ponto importante da legislação é a mudança nas regras de transporte de migrantes. O governador agora precisará de autorização da ICE para enviar imigrantes a outros estados, e todas as operações de transporte deverão ser supervisionadas e custeadas pelo governo federal. DeSantis afirmou que essas novas leis colocarão a Flórida como uma das mais rigorosas do país no combate à imigração ilegal.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo