Em uma ação classificada como ‘uma das mais agressivas dos últimos tempos’ por advogados e organizações pró-imigrantes, o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) prendeu 97 trabalhadores indocumentados em uma fábrica em Bean Station, Tennessee, na semana passada.
A ação, em parceria com o IRS, pegou todos de surpresa. Os agentes chegaram com um mandado de busca e apreensão a partir de uma denúncia contra a fábrica, que empregava diversos trabalhadores sem documentação.
“Testemunhas disseram que os agentes chegaram abruptamente ao local e mandaram as pessoas levantarem as mãos. Eles revistaram um por um e sem mesmo perguntar nada, jogaram as pessoas nos carros, alguns algemados”, disse Stephanie Teatro, de uma organização pró-imigrante do Estado.
De acordo reportagem divulgada pela CNN, no dia depois da ação, mais de 500 alunos da região simplesmente não foram para a escola por medo. Segundo a professora Jessica Bailiff, muitos voltaram às aulas esta semana, mas a comunidade está com medo. “Só consigo ver tristeza e lágrimas no rosto dessas crianças, que têm medo de os pais serem deportados”.
A cidade é formada em grande parte por imigrantes. Hoje, os filhos desses imigrantes presos estão fazendo vigílias e orações. Líderes da comunidade, como professores, religiosos e advogados estão unidos para tentar ajudar as famílias dessas pessoas presas.
O ICE informou em comunicado que, das 97 pessoas presas, 11 tinham antecedentes criminais, 54 estão detidas por estarem sem documentos e 32 foram liberadas. (Com informações da CNN)