A Flórida teve um boom populacional nos últimos anos, com mais de 700 mil pessoas se mudando para o estado em 2022. Segundo o Census Bureau, foi o segundo estado com crescimento mais rápido em julho de 2023. Embora existam algumas indicações de que a migração para a Flórida desacelerou em relação aos picos pandêmicos, apenas o Texas somou mais novos residentes do que a Flórida no ano passado.
Mas enquanto centenas de milhares de novos residentes chegam ao estado com a promessa de um clima agradável, ausência de imposto sobre rendimentos e custos mais baixos, quase 500 mil partiram em 2022, de acordo com os dados mais recentes do censo. Segundo reportagem da NBC News, contribuíram para a evasão aspectos como ambiente político hostil, aumento no custo de vida, agravamento do trânsito, e condições meteorológicas extremas.
Embora os custos tenham aumentado em todo o país, algumas áreas da Flórida foram particularmente atingidas. Na região do Sul da Flórida, que inclui Miami, Fort Lauderdale e Palm Beach, os preços ao consumidor em fevereiro subiram quase 5% em relação ao ano anterior, em comparação com 3,2% a nível nacional, de acordo com os dados mais recentes do Bureau of Labor Statistics.
As taxas de seguro residencial na Flórida aumentaram 42% no ano passado, para uma média de $ 6 mil anuais, impulsionadas por furacões e mudanças climáticas, e o seguro automóvel na Flórida é pelo menos 50% superior à média nacional, de acordo com o Insurance Information Institute. Embora já tenha sido vista como um mercado imobiliário acessível, a Flórida está agora entre os estados mais caros para comprar uma casa, com preços subindo 60% desde 2020, para uma média de $ 388.500, de acordo com Zillow.
Nenhum estado teve mais residentes deslocados para a Flórida nos últimos anos do que New York, com 90 mil nova-iorquinos mudando-se para o estado em 2022. Entre todos os requerentes de hipotecas de fora do estado, quase 9% eram de New York em 2023, um valor ligeiramente inferior aos dois anos anteriores, mas semelhante a 2019, de acordo com a CoreLogic. Um desses transplantados de New York é Louis Rotkowitz, que morou dois anos na Flórida. “Como todo bom nova-iorquino, é para a Flórida que você quer ir. Mas me decepcionei”, falou à NBC News, enquanto levava seus últimos pertences para o caminhão de mudança em direção a sua nova casa em Charlotte, North Carolina. “É uma falácia completa”, concluiu.