O Departamento de Justiça (DOJ) está processando mais dois estados para evitar que eles coloquem em prática leis anti-imigrantes. O governo já entrou na Justiça contra o Texas e, agora, Iowa e Oklahoma, que aprovaram recentemente leis estaduais consideradas “agressivas” para prender imigrantes sem status legal no País.
Entre as medidas aprovadas por esses estados estão “prender qualquer indivíduo indocumentado que atravessar a fronteira”.
O governador do Oklahoma, Kevin Stitt, e a governadora do Iowa, Kim Reynolds, ambos do Partido Republicano, justificaram as medidas dizendo que tinham que proteger os cidadãos desses estados “contra o grande fluxo de solicitantes de asilo que chegam todos os dias”.
O DOJ argumenta que tanto a lei aprovada no Iowa, quanto a aprovada em Oklahoma são inconstitucionais. O Texas passou sua própria legislação contra imigrantes no ano passado, mas ainda não conseguiu vencer na Justiça para implementá-la. “Oklahoma e Iowa não podem rasgar a Constituição, existem leis federais que precisam ser cumpridas”,
A controversa lei do Iowa entra em vigor no dia 1 de julho. “Aqueles que entraram no nosso País de forma ilegal, burlaram a lei e o presidente Joe Biden se recusa a deportar essas pessoas. Esta lei dá poder às autoridades policiais do Iowa a fazer o que o governo federal não faz: aplicar as leis imigratórias existentes”, disse a governadora.
Grupos favoráveis aos imigrantes do Iowa protestaram contra a medida. “Nós sabemos que pertencemos a este estado, Iowa é nossa casa e vamos permanecer unidos, defendendo nossas famílias”, disse o Iowa Migrant Movement em comunicado. (Com informações do Axios)