Calcula-se que pelo menos 33% dos processos sejam fraudulentos
Da redação
Os grupos religiosos são o novo alvo de atenção das autoridades de Imigração nos Estados Unidos. A alta demanda de vistos tipo R, concedidos a membros de associações religiosas, está sob suspeita.
O DHS (Department of Homeland Security) vem investigando processos de grupos religiosos e igrejas com o objetivo de reduzir as fraudes. Calcula-se que pelo menos 33% dos processos sejam fraudulentos.
A intenção da investigação é restringir ao máximo as normas de concessão do visto R. Uma das mudanças será a visita pessoal às entidades religiosas que pedirem visto para algum membro. Autoridades de imigração irão conhecer a estrutura da igreja ou grupo religioso antes de aprovar a petição.
Nas investigações, até agora, foram descobertos vários processos de igrejas que não existem ou petições fraudulentas em nome de denominações religiosas que nunca aplicaram para qualquer membro.
O visto R permite a um membro de uma agremiação religiosa entrar nos EUA e ficar no país por até cinco anos. O beneficiado deve provar que é membro da igreja há pelo menos dois anos e sua residência no país deve estar ligada à sua atividade na igreja.